Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Maria Emília Pecktor dept_BR
dc.contributor.otherRazzolini Filho, Edelvinopt_BR
dc.contributor.otherPinto, Jose Simão de Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2012-11-13T19:26:50Z
dc.date.available2012-11-13T19:26:50Z
dc.date.issued2012-11-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/27409
dc.description.abstractResumo: Trata do uso da Gestão da Informação (GI) em uma Universidade Federal como ferramenta de auxílio para melhorar o processo de tomada de decisão na designação de funções, a partir da identificação de competências no perfil profissional dos servidores. O objetivo geral do estudo é explicitar de que forma a GI contribui para a melhoria do processo decisório no momento da designação de pessoas para o exercício de funções em uma Universidade Pública Federal. O referencial teórico aborda a GI, o processo decisório, as organizações públicas, dando enfoque às universidades, e a gestão de pessoas no serviço público federal. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um questionário aplicado aos atuais gestores de unidades do 1º ao 4º nível hierárquico do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Como resultados, é possível perceber que existe uma demanda grande por maior domínio das habilidades humanas em relação aos gestores de todos os níveis hierárquicos pesquisados; que a informação é um recurso sempre utilizado no momento da tomada de decisão por estes gestores, mas que ainda existe a necessidade de trabalhar o significado de informações relevantes para cada função exercida; que existe a preocupação por parte dos atuais gestores do Campus Curitiba da UTFPR em trabalhar a GI, apesar desta ainda não ser trabalhada institucionalmente na Universidade. E ainda, que a GI pode ser utilizada para conhecer melhor a equipe, facilitando a designação de funções a partir das competências requeridas para cada função e as competências dominadas pelos servidores, o que resulta numa qualidade maior dos serviços prestados à comunidade. Como conclusão foi possível explicitar como a GI contribui para a melhoria do processo decisório no momento da designação de pessoas para o exercício de funções em uma Universidade Pública Federpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectProcesso decisoriopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades publicaspt_BR
dc.subjectServiço publico - Cargos e funçõespt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleGestão da informação para o processo de tomada de decisão na designação de funções em universidades públicas federaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples