dc.contributor.author | Ramos, Carlos Eduardo de Andrade Silva e | pt_BR |
dc.contributor.other | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-05-17T19:39:25Z | |
dc.date.available | 2012-05-17T19:39:25Z | |
dc.date.issued | 2012-05-17 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/27359 | |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da investigação empreendida sobre processos de ensino/aprendizagem musicais ocorrentes em uma música de tradição oral no âmbito específico da Romaria da Bandeira do Divino Espírito Santo no Litoral Paranaense. Usou-se de ferramentas da etnografia e do trabalho de campo para o levantamento de dados, bem como da revisão de literatura, buscando trabalhos relacionados à música da Folia do Divino. Dentre o material encontrado ressalta-se a importância de uma partitura descritiva (datada de 1930, transcrita por Luis Eulógio Zili) para se compreender a estabilidade e as mudanças ocorridas no material musical da referida tradição no respectivo intervalo de tempo. Para análise do material registrado em caderno de campo e da experiência em campo usou-se também ferramentas da semiótica aplicadas a etnomusicologia, seguindo a proposta de Nattiez. O aporte teórico construído propõe uma interlocução entre a Psicologia Sócio Histórica (com sua abordagem sobre o desenvolvimento humano e o processo de ensino/aprendizagem) e a Etnomusicologia (dialogando com trabalhos que se debruçam especificamente sobre a questão dos processos de aprendizagem musical). Dentre os principais resultados obtidos, deve-se frisar a compreensão da voz de Tiple (na condução melódica polifônica a três vozes da música da Folia) e sua função 'pedagógica' como cruciais na inclusão infantil ao costume e conseqüente importância para a manutenção dos processos de ensino/aprendizagem e da memória musical coletiva da tradição. Tal conclusão é possível ao analisar os dados etnográficos e musicais a partir do conceito vigotskiano de zona de desenvolvimento proximal e da abordagem de Leontiev sobre a atividade lúdica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | Ensino/aprendizagem da música da Folia do Divino Espírito Santo no Litoral Paranaense. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |