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dc.contributor.advisorKubo, Elvira Maript_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Mariana Josefa de Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-12T12:54:19Z
dc.date.available2022-04-12T12:54:19Z
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27217
dc.descriptionOrientador: Elvira Mari Kubopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objeto de análise o ensino de História, abrangendo o de História do Brasil, no 2S grau, em Londrina C1971-19823 inserido num dado contexto histórico. Buscou verificar se os conteúdos trabalhados pelos professores e alunos teve como referencial a concepção "Tradicional de História" ou sfe a abordagem se deu sob a influencia de concepções contemporâneas, sendo observadas as transforma- oI ções e detectadas as permanências presentes no cotidiano escolar. Foram considerados quatro ângulos essenciais para o encaminhamento do trabalho: - fundamentação teórica do ensino de História; - leis que nortearam os currículos escolares; . - determinação do processo ensino-aprendizagem; - a posição do professor frente à profissão e à sociedade. Para tal utilizou-se como fontes da pesquisa: legislação, relatório histórico-funcional dos professores e documentação das escolas - grades curriculares, programas de ensino, planos de curso, diários de classe, históricos dos colégios e regimentos escolares. Complementando a documentação acima mencionada, foram efetuadas entrevistas com professores das disciplinas dos estabelecimentos estaduais de ensino. A análise dos dados proporcionou a seguinte conclusão: o ensino de História encontra-se em fase de transição para o modelo marcado pelas exigências de novas concepções; prima, ainda, pela indefinição, em termos de adição de idéias e metodologias e sofre da ausência de uma participação mais autêntica e criteriosa por parte não só dos docentes, como daqueles que têm em suas mãos os fios da trama da tessitura didático-pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Ce travail a pour but- l'analyse, dans un certain contexte historique, de l'enseignement de l'Histoire, en incluant_ 1'Histoire du Brésil, dans le secondaire, à Londrina. Il a été vérifié si. les thèmes abordés par les enseignants et par les élèves ont utilisé comme référentiel la conception "Traditionnelle de l'Histoire" ou si l'approche a été faite sous l'influence de conceptions contemporaines, en tenant compte des transformations et en detectant les permanences du quotidien scolaire. Il a été considéré quatre aspects essentiels dans cette étude: - base théorique de l'enseignement de l'Histoire; - lois qui ont determiné les curriculum scolaires; - établissement du processus enseignement - apprentissage; ' - la posture de l'enseignant face à la profession et à la société. . Pour cela, il a été utilisé les sources la législation, dossiers relatifs à chaque doccuments administratifs des écoles - programmes, carnets de classe, historique des sui vantes: ensei gnant, di sei pli nés, écoles et régiments scolaires. En plus des doccuments cités ci-dessus,, il a également été effectué des entrevues avec les enseignants des disciplines des établissements scolaires de l'État. L'analyse des données a permis ces conclusions: l'enseigment de l'Histoire est en phase de transition vers un modèle marqué par les exigences de nouvelles, conceptions; il est clair qu'il existe un manque de définition en ce qui concerne l'adoption d'idées et de méthodologies ainsi comme une absence de participation authentique et critique de la part des enseignants et de ceux qui détiennent le pouvoir de décision didactique et pédagogique.pt_BR
dc.format.extent375 f. : grafs., tabs. ; 28cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponivel em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistoria (Segundo grau)pt_BR
dc.subjectHistoria (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Londrinapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleO ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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