Praticantes da escrita e construtores do espaço : narrativas sobre o homem e o território paranaense nas décadas de 1930 e 1940
Resumo
Resumo: A constituição de uma noção de espacialidade, exige a aplicação de várias tecnologias de conhecimento. Seja na forma de ações políticas, como por exemplo, criar um Território Federal; definir os limites entre os estados de uma federação; tombar um local de preservação ambiental, como patrimônio cultural; uma lei que determine o recolhimento de artefatos arqueológicos; acordos internacionais de limites; de navegabilidade, seja na forma de tematização das suas fronteiras e da extensão do seu território, através da criação de imagens, sejam elas através dos meios da escrita, narradas pela tradição oral, televisionadas, através das artes como a pintura, escultura; da impressão de mapas, etc. Em ambos os casos, estas ações são constitutivas do espaço porque demonstram a experiência, como um gesto definido, interagindo com uma operação de conhecimento tanto para aqueles que pensam a consolidação de uma ciência quanto para aqueles que pensam a gestão do espaço pela arte política. Há uma cumplicidade evidente entre conhecer e gerir porque o gesto de enunciar indica a experiência de organização da cultura. Tanto a arte política quanto as tecnologias de imagens, são cenas irruptivas. Ou seja, são formas visuais de um conhecimento que não se mostra como elas. Um saber apriori age como funcionalidade à autonomia do enunciado. Em assim sendo, uma teoria é indissociável destas cenas. A territorialidade brasileira, e do Paraná em especial, é um emaranhado delas, ditas de várias fornias. O resultado deste trabalho é um inquérito por entre formas escritas nas décadas de 30 e 40, através do esforço dos seus autores e pela ação institucional dos Centros Acadêmicos, Museus, Institutos, Universidades, e outros. Abstract: The constitution of an spacious notion, demands the application of several technologies of knowledge. Being in the form of political actions, for example, to create a Federal Territory; to define the limits among the states of a federation; to list a place of environmental preservation, as cultural patrimony; a law that determines the withdrawal of archaeological artifacts; international agreements of limits; of navigability, being in the form of theme of their borders and of the extension of its territory, through the creation of images, being them through the means of writing, narrated by the oral tradition, televised, through the arts as painting, sculpture; by the impression of maps, etc. In both cases, these actions are constituted of space because they demonstrate the experience, as a defined gesture, interacting with an operation of knowledge for either those that think of the consolidation of a science or those that think the administration of the space for the political art. There is an evident complicity among knowing and managing because the gesture of enunciating indicates the experience of the culture organization. Either the political art or the technologies of images are irruptive scenes. Or rather, they are visual forms of a knowledge that is not shown like them. A beforehand knowledge acts as functionality to the autonomy of the enunciation. In this way, a theory is unsociable of these scenes. The territoriality of Paraná, is an entanglement of them, described in several ways. The result of this work is an inquiry among writing forms in the decades of 30 and 40, through their authors' effort and by the institutional action of the Academic Centers, Museums, Institutes, Universities, and others.
Collections
- Teses & Dissertações [9272]