O ensino primário na província do Paraná : 1853-1889
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Data
1986Autor
Oliveira, Maria Cecilia Marins de
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RESUMO
O presente trabalho analisa a instrução primária no Paraná Provincial quanto ã sua organização, evolução e expansão, sendo consideradas, especificamente, as variáveis escola, professor e aluno. No tocante ã escola, verificou-se, no período, a expansão da rede escolar, estudando-se as escolas públicas e particulares, voltadas para o atendimento da população escolar de ambos os sexos. Quanto ao professor, procurou-se dar uma visão de sua situação funcional e dos problemas inerentes ao exercício do magistério. Com referência aos alunos, determinou-se a população escolarizada em relação àquela não escolarizada e à geral da Província. Na interação escola/professor/aluno foram considerados os currículos e métodos de ensino-aprendizagem. Foram levados ainda em consideração aspectos político - administrativos, sócio-econômicos e culturais da conjuntura, sobretudo a entrada de elementos estrangeiros que influenciaram na expansão do ensino primário. Assim, pretendeu-se dar uma visão da dinâmica do ensino primário no Paraná, acionada principalmente pela ação dos governos provinciais.
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- Teses & Dissertações [9329]