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dc.contributor.authorRosa, Joselia Euzebio dapt_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherDamazio, Ademirpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T18:40:28Z
dc.date.available2020-08-04T18:40:28Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27054
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Ademir Damaziopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/02/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.232-244pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na presente tese, de natureza teorica, investigamos os possiveis nexos e relacoes entre os sistemas de significacoes nas proposicoes davydovianas, para introducao do conceito de numero. Davydov expressa que suas proposicoes de ensino superam ou minimizam o divorcio existente entre as significacoes aritmeticas e a algebricas. Nesse contexto, definimos a tese de que suas proposicoes nao so minimizam tal divorcio como nao permitem o distanciamento, alem de incluir as significacoes geometricas. Os fundamentos teoricos e metodologicos da investigacao derivam da Teoria Historico-Cultural, com enfase nas questoes filosoficas, psicologicas e matematicas. A referencia da analise e o manual das proposicoes davydovianas para o professor. Durante a investigacao, revelamos a base geneticamente inicial da interconexao entre as significacoes aritmeticas, algebricas e geometricas, modelamos sua forma universal e procedemos a sintese. No decorrer da tese ficou demonstrado que, nas proposicoes davydovianas, as multiplas relacoes entre significacoes algebricas, aritmeticas e geometricas do conceito de numero sao interconectadas no seguinte movimento: geral . particular . universal. particular . singular.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this theoretical thesis, it was investigated the possible links and relationships between systems of signification in Davydov’s propositions to introduce the concept of number. Davydov claims that his propositions of teaching enable to overcome the gaps between arithmetic and algebra. In this context, the present thesis shows that Davydov’s preposition not only minimizes such gaps but also includes the geometric meanings. The theoretical and methodological backgrounds are based on the historical-cultural theory, with emphasis philosophical, psychological and mathematical issues. The data analyses are from the Davydov’s prepositions for the teacher. During the investigation, it was revealed the genetic initial basis of the interconnection between the arithmetic, algebra and geometry meanings, and its universal form is presented followed by the synthesis. Throughout this thesis it was shown that, in Davydov’s propositions, the several relations between algebraic, geometric and arithmetic meanings of the concept of numbers are interconnected in the following motion: general . particular . universal . particular . singular.pt_BR
dc.format.extent238 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDavydov, Vasilii Vasil'evich - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNumero - Conceitospt_BR
dc.subjectAritmeticapt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricaspt_BR
dc.typeTesept_BR


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