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dc.contributor.authorCambuy, Andréia Oliveira Sanchopt_BR
dc.contributor.otherFernandes, Ricardo Cid, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-22T20:14:18Z
dc.date.available2020-06-22T20:14:18Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26636
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Cid Fernandespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 17/07/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 270-274pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Antropologia socialpt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa discorre sobre como o sistema alimentar de João Surá mostrou ser um fato social total, em que a dinâmica social, da produção até o consumo de alimentos, revela informações sobre a totalidade da comunidade. A ênfase na etnografia das preparações alimentares, utilizada como eixo metodológico neste estudo, permitiu a aproximação com os moradores e o levantamento de informações amplas, desde o contexto histórico da comunidade até sua situação atual. Em 2005 foram reconhecidos como "comunidade remanescente de quilombo", o que comprovou que há mais de 200 anos ocupam as terras do Vale do Ribeira. A significativa perda do território histórico, com a diminuição da população loc l e alterações no meio ambiente, repercutiram em mudanças nos modos de vida tradicionais dos moradores. Passaram a ter dificuldades no acesso aos recursos locais que historicamente tem garantido a reprodução do grupo, tanto material como imaterial. Apesar disso, demonstram nas práticas cotidianas, e em períodos de festas e rezas, o forte apego às tradições, em que o catolicismo popular e a crença no transcendente dinamizam a vida em comunidade. A divisão do território, assim como do trabalho, sempre ocorrera em esferas de sociabilidade, relacionadas a valores e práticas inscritas no contexto do campesinato brasileiro. Os alimentos são transformados em comidas por meio de técnicas culinárias próprias e a seleção de ingredientes específicos. Um conjunto de alimentos industrializados foi incorporado no cotidiano, e apesar disso, a alimentação tradicional, seus simbolismos, representações e classificações não foram abandonadas e as mudanças refletem mais adaptações à modernidade do que alterações radicais. A comida cerimonial se diferencia da cotidiana ao se priorizar a quantidade, sempre abundante, e a qualidade, em que os alimentos mais raros e caros devem ser compartilhados, em uma dinâmica social que promove a segurança alimentar do grupo. Nestes momentos a alimentação é especial, é comidoria, termo nativo que se refere a comensalidade, em que o comer junto reafirma práticas e valores do grupo. Reconhecem seu lugar no mundo a partir da interação com os outros, atualizando e reforçando tradições que conduzem para um pertencimento identitário. A alimentação, portanto, mostrou seu um fato social total, pois através dela foi possível descrever o essencial, o movimento do todo e a cosmovisão do grupo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research discourses on how the feeding system of João Surá showed to be a total social fact, in which the social dynamic, from the production to the feed consumption, reveal information on the totality of the community. The emphasis in the ethnography of the feed preparations, used as methodological axis in this study, allowed the approach with the residents and the gathering of broad information, since the historical context of the community to its current situation. In 2005 were recognized as "maroon remnants community", which proved that over 200 years they occupy Vale do Ribeira’s lands. The significant loss of the historical territory, with the decrease of the local population and environment alterations, reverberated in the traditional lifestyle of the residents. They have passed to have difficulties in the access to local resources that historically have granted the group reproduction, material and immaterial. Despite that, they show in everyday life practices, and in party and prayers period, the strong attachment to traditions, in that he popular Catholicism and the transcendent belief dynamize the communitarian life. The territory division, so as the work, always happened in sociability spheres, related to values and practices included in the brazilian peasantry context. The feed are transformed in food by means of own culinary techniques and the selection of specific ingredients. A set of industrialized feed was incorporated in everyday life, and despite that, the traditional feeding, your symbolisms, representations and classifications were not abandoned and the changes reflect more adaptations to modernity than radical alterations. The ceremonial food differentiates from everyday food by prioritize quantity, always abundant, and the quality, in whic the rarest and more expensive feeds must be shared, in a social dynamic that promotes the feeding safety of the group. In these moments the feeding is special, is comidoria, native term that refers to commensality, in which the eating together reaffirm practices and values of the group. Recognize your place in the world through the interactions with others, updating and reinforcing traditions that conduct to an identity belonging. The feeding, therefore, showed to be a total social fact, because by it, was possible to describe the essential, the movement of the whole and the group’s cosmovision.pt_BR
dc.format.extent278f. : il. [algums color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Relações étnicaspt_BR
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectAlimentos - Consumopt_BR
dc.subjectEtnologiapt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleComidoria em João Surá : o sistema alimentar como um fato social totalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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