Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
Resumo
Resumo: Este trabalho discute questões teóricas no campo do ensino de história através de um estudo em um caso específico de uma escola confessional particular na cidade de Curitiba. Fundamentando-se nos argumentos da sociologia da experiência de Dubet (1996, 1998, 2006), sociólogo francês, e da teoria da história de Jörn Rüsen (1992, 2001, 2007, 2010), procurou-se responder a seguinte questão: De que maneira os conceitos históricos, relacionados a temas religiosos, estão presentes na consciência histórica de jovens alunos de uma escola confessional? Para isto, foi realizada a leitura analítica dos livros didáticos de história utilizados nesta escola da 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Os dados coletados foram tabelados de modo a verificar a quantidade de citações referentes à religião e a maneira pela qual elas aparecem nos livros. Estes dados foram determinantes para a produção de questionários aplicados em 172 jovens da primeira série do ensino médio, sujeitos principais da pesquisa, e nos 04 professores de história da escola. Os questionários buscaram coletar, além de outros dados, narrativas produzidas pelos jovens a fim de apontar o desenvolvimento de suas consciências históricas especificamente no caso de temas religiosos, tomados como conceitos históricos. A análise das narrativas demonstrou que os jovens possuem divergentes compreensões da relação entre religião e história. Para muitos deles, a história é compreendida como disciplina desvinculada da vida prática e ligada estritamente ao passado longínquo. Nas narrativas de conceitos históricos de temas religiosos, houve um amplo predomínio das tipologias de consciência histórica tradicional e exemplar, com poucas respostas dos tipos críticos e genéticos. Notou-se que, da maneira pela qual o ensino destes temas foram realizados até aqui, os estudantes em geral não conseguem identificar e se relacionar com os conceitos históricos de temas religiosos presentes em sua vida. Quanto aos educadores, não há clareza das formas pelas quais os temas religiosos devam ser ensinados. Conclui-se este trabalho indicando o conceito de humanismo moderno de Rüsen como fundamentação para estruturar o desenvolvimento da consciência histórica das crianças e jovens, fornecendo elementos para que eles compreendam o mundo em sua temporalidade. Abstract: This paper discusses theoretical issues in teaching history through a study in a specific case of a particular confessional school in the city of Curitiba.Basing on the arguments of the sociology of experience by Dubet (1996, 1998, 2006), French sociologist, and the theory of history Jorn Rusen (1992, 2001, 2007, 2010), we sought to answer the following question: What way the historical concepts related to religious themes, are present in the historical consciousness of young students in a confessional school? For this, we performed analytical reading of history textbooks used in this school from 5th to 8th grade. The collected data were tabulated in order to check the amount of citations related to religion and the way they appear in books. These data were crucial to the production of questionnaires applied in 172 young people from the first grade of secondary school, the primary research subjects, and 04 history teachers from the same school. The questionnaires collect, among other data, the narratives produced by young people to point the development of their historical consciousness specifically in the case of religious subjects, taken as historical concepts. The analysis of the narratives showed that young people have differing understandings of the relationship between religion and history. For many, history is understood as a subject detached from practical life and strictly linked to the distant past. In the narratives of historical concepts of religious subjects, there was a wide prevalence of the typologies of traditional and exemplary historical consciousness, with few responses from critics and genetic types. It was noted that the manner in which the teaching of these topics were conducted until now, students generally can not identify and relate the concepts of historical and religious themes presents in their lives. As regards the educators, there is no clarify about the ways in which religious themes should be taught. We conclude this paper pointing the Rusen.s concept of modern humanism as reasons for structuring the development of historical consciousness of children and youth, providing evidence that they understand the world in its temporality.
Collections
- Teses & Dissertações [9324]