Show simple item record

dc.contributor.authorMoraes, Reinaldo Pereira dept_BR
dc.contributor.otherBattaiola, Andre Luizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduaçao em Designpt_BR
dc.date.accessioned2011-12-12T07:11:59Z
dc.date.available2011-12-12T07:11:59Z
dc.date.issued2011-12-12
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26394
dc.description.abstractResumo: MORAES, Reinaldo P. As histórias em quadrinhos eletrônicas em banners publicitários na Web. CURITIBA, 2011. 175 f. Dissertação (Mestrado em Design de Sistemas de Informação) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011. Este dissertação descreve uma pesquisa que aborda o uso de histórias em quadrinhos eletrônicas (HQtrônicas) como meio publicitário na Web e a memorização de informações. Devido ao crescimento do número de usuários da Internet também aumentou a quantidade de empresas dispostas a fornecer seus produtos através deste meio de comunicação, principalmente em banners. Se um dos objetivos da publicidade é fazer com que os clientes memorizem informações sobre os produtos, faz-se necessário pesquisar a relação entre a emoção e o processo de memorização com o uso de HQtrônicas em banners. Sabe-se que a sintaxe dos banners e das histórias em quadrinhos eletrônicas viabiliza o uso das HQtrônicas na veiculação de informações. Assim, o que se pretende é responder a pergunta de pesquisa que investiga, considerando a memorização de informações divulgadas em banners na Web, se existem vantagens em usar as HQtrônicas dentro dos banners como meio publicitário se comparadas com o uso de banners tradicionais animados. Este trabalho apresenta um problema, uma pergunta e uma hipótese de pesquisa, os objetivos geral e específicos, as justificativas para a realização desta pesquisa e a caracterização do método de pesquisa empregado. Faz-se uma revisão bibliográfica sobre publicidade e os modelos de mensagens publicitárias, a estrutura publicitária na Internet e o uso dos banners e suas características. Também é estudada a memória, incluindo os tipos de memória e o processo de memorização. Também se destacam a relação entre memória e emoção, e entre memória e humor, além do modelo OCC de representação das emoções. Este modelo foi usado para a construção de parte dos questionários de pesquisa. Apresentam-se considerações sobre os possíveis estímulos emocionais e visuais através do uso de imagens nas histórias em quadrinhos. Além disso, relata-se o processo de construção da HQtrônica usada no experimento. Descreve-se a realização do experimento, a coleta dos dados e finalmente, apresentam-se as análises estatísticas realizadas, a discussão dos resultados e a conclusão da pesquisa. Entre outras, a conclusão principal se refere ao objetivo principal e descobriu-se que não há vantagens no uso de HQtrônicas em banners se comparadas com os banners tradicionais animados no contexto da memorização de informações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectHistorias em quadrinhospt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectComunicação de massa e publicidadept_BR
dc.titleAs histórias em quadrinhos eletrônicas em Banners publicitários na Webpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record