Análise da fratura de chapas de aço avançado de alta resistência DP600 quando submetido a diferentes estados de tensões
Resumo
Resumo: A estampagem tem por finalidade a fabricação de peças a partir de chapas planas. Este processo tem como um dos seus maiores usuários a indústria automobilística, que é um dos maiores mercados para aços de alta resistência e uma importante força motriz para o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias. Desta forma, procura-se cada vez mais pesquisar a influência dos parâmetros nos processos de conformação, permitindo as indústrias conhecer melhor as variáveis e entender a estampabilidade das chapas utilizadas. Nas últimas décadas o aumento da concorrência e a crescente demanda por carros mais seguros, econômicos e menos poluentes exigiram das montadoras, siderúrgicas e comunidade científica investimentos na pesquisa de novos aços. O resultado dessas pesquisas foi o aumento significativo na utilização de aços avançados de alta resistência nos automóveis. O objetivo desse trabalho foi analisar o tipo de fratura em chapas de aço DP600 quando submetidos aos estados de tensões uniaxial, biaxial e plano de deformação, através dos ensaios de tração e estampagem (embutimento e estiramento). Para se obter o estado plano de deformação utilizou-se corpo de prova de 200mm, punção no formato cilíndrico e uma leve carga no prensa-chapas, permitindo o escoamento do material, e também com corpo de prova de 125x200mm estampado com punção hemisférico, travando totalmente a chapa; o estado biaxial de tensão obteve-se com a utilização de corpo de prova de 200x200mm, punção hemisférico e total restrição do fluxo da chapa; e através dos ensaios de tração com corpo de prova no formato "gravata" e estampagem do corpo de prova de 75x200mm, com punção hemisférico, travando totalmente a chapa foram obtidos o estado uniaxial de tensão. Foi constatado, através do MEV, que o estado de tensão teve influência no micromecanismo de fratura, principalmente no estado plano de deformação, que apresentou regiões de clivagem, portanto frágil, envoltas por alvéolos, fratura dúctil. Já nos estados uniaxial e biaxial de tração apresentaram somente alvéolos, caracterizando uma fratura dúctil clássica. Demonstrando que um material não é dúctil ou frágil, depende do estado de tensão ao qual foi submetido para provocar a fratura. Abstract: Stamping is a major process for the manufacture of parts from flat sheets. The automobile industry is one of the largest markets for stamped parts and a major driving force for the development of new materials and technologies. In recent decades, the increasing competition and growing demand for safer cars - economical and less polluting - demanded of the steel industry, automakers and the scientific community major investments in research. As a result of these researches a significant increase in the use of steel of last generation in automobiles has been observed. However, aimed efficiency in the manufacture a precise knowledgment of the material formability is a must. Recently, many authors have been researching advanced high strength steels (AHSS) in order to better understand the mechanical behavior - in particular the fracture aspects related to the stamping conditions. The main aim of this study was to analyze the type of fracture in DP600 steel when subjected to different stress/strain states - uniaxial and biaxial stress and plane strain - imposed by the uniaxial tensile test and stamping process (deep drawing and stretching). In order to obtain the state of plane strain it was used specimen of 200mm, cylindrical punch and low blankholder force - allowing the flow of the material - and also with the specimen 125x200mm stamped with hemispherical punch, complete lock of the sheet. The biaxial stress state was obtained with the use of specimen 200x200mm, hemispheric punch and flow restriction of the sheet. The uniaxial stress state was obtained through the uniaxial tensile tests and with the stamping of samples of 75x200mm, with hemispherical punch and complete lock of the sheet. The experimentations led to a detailed understanding of the imposed stress state influence on the micro mechanism of fracture, particularly, in the plane strain - which showed cleavage regions surrounded by dimples. In addition, the microstructural analysis indicates that the DP600 steel can naturally show ductile or brittle fracture behavior during stamping, i.e. the type of failure may depend of the locally imposed stress/strain state during the deformation.
Collections
- Teses & Dissertações [10009]