Habilitações e competências em gerenciamento de obras : análise dos currículos e percepções de egresso dos cursos de arquitetura e urbanismo nas universidades do Paraná
Resumo
Resumo: O gerenciamento de obras de construção civil é atribuição de engenheiros civis e arquitetos, regulamentada pela Lei 5.194, de 1.966. O presente estudo foi realizado em dez universidades do Estado do Paraná que oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo e que tinham turmas formadas à epoca da pesquisa. De cada curso foram analisadas as disciplinas sobre construção civil e suas ementas, na procura de conceitos de gerenciamento da construção. Na revisão da literatura foi montado um arcabouço teórico sobre os principais conceitos de gerenciamento, assim como sobre o ensino de superior no Brasil, o ensino de Arquitetura e as atribuições que o profissional arquiteto possui, de acordo com a legislação vigente no país. De cada curso foi entrevistado um egresso que tivesse concluído o seu curso há mais de cinco anos, caracterizando alguma experiência profissional. As respostas dos entrevistados foram organizadas numa Matriz de Relação de Conteúdos, que permite a análise comparativa entre entrevistas e o grupamento de conceitos semelhantes. Outra matriz submetida aos entrevistados cruzou os conceitos necessários de gereciamento de obras e as atribuições do arquiteto. Como resultado pôde ser observado que na maioria dos casos os cursos ministram parcialmente os conceitos necessários, e que os arquitetos percebem essa carência de conteúdos, afirmando de maneira unânime que as necessidades profissionais obrigam ao aprendizado com a própria experiência profissional ou a busca por cursos complementares. Uma nova realidade, no entanto, se apresenta, gerando expectativas para o futuro. A Resolução no 1010, de 2005, que entrou em vigor em 2007, possui o objetivo de regulamentar as atribuições de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/CREA, para efeito de fiscalização do exercício profissional. No final do ano de 2010 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 12.378, que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, desvinculando os arquitetos do sistema Confea/CREA. Imagina-se que o novo panorama profissional gerado por esse novo quadro legal não retire do arquiteto as atribuições de gerenciamento de construções. Ficará, portanto, mantida a indagação instigada por esta pesquisa: os con eitos de gerenciamento da construção ministrados pelas instituições de ensino estarão sendo suficientes para embasar o correto e eficiente exercício profissional? Abstract: The management of civil construction works is an attribution and a responsibility of civil engineers and architects, as regulated by Law number 5194, elaborated on 1966. The present study was conducted in ten universities in Parana State, Brazil, which offered the Architecture and Urbanism course and had formed groups by the time the research was held. For each course, disciplines of civil construction and their menus were analyzed, in search of construction management concepts. Through literature review, a theoretical framework was elaborated regarding key management concepts, as well as higher education in Brazil, the Architecture teaching and the responsibilities of the architect professional according to Brazilian current legislation. For each course, an architect who had completed more than five years since graduation, meaning some professional experience, was interviewed. The answers of the interviewed were stored on a Content Relationship Matrix which allows the comparative analysis of all results and the grouping of similar concepts. The interviewees were submitted to another matrix, which compared the concepts related to construction work management and the architect responsibilities. As a result, it was possible to observe that, in most cases, the courses have taught only part of the necessary concepts and the architects realize that there is lack of contents, by affirming unanimously that the professional needs to
obtain knowledge out of their own professional experiences or by complimentary courses. A new reality, however, is coming, and that generates expectations for the future. The Confea/CREA n. 1010/2005 Resolution, effective since 2007, intends to regulate the responsibilities of professional titles, activities, competences and the characterization of the acting field of the professionals that are part of the Confea/CREA System. At the end of 2010, the Law n. 12.378 was sanctioned by the brazilian president, creating the Brazilian Council of Architecture and Urbanism, which dislinks the architects from the Confea/CREA system. It is believed that the new professional outlook created by this new legal disposition does not take away from the architects the responsibility for managing construction works. Thus, the question posed by this esearch remains: Will construction management concepts, offered by Architecture courses, be enough to enable the correct and effective professional practice?
Collections
- Teses & Dissertações [9267]