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dc.contributor.advisorJordão, Clarissa Menezes, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Mariza Riva dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T17:38:31Z
dc.date.available2020-07-29T17:38:31Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26086
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordãopt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 03/06/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 155-166pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, de caráter etnográfico, busca oferecer a oportunidade de refletir sobre um componente de formação, a relação entre língua e cultura, para o desenvolvimento profissional de professores de línguas estrangeiras tanto em formação inicial quanto em formação continuada, em contextos diversos. Tendo como campo de pesquisa diferentes versões da disciplina de Cultura e Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas na Escola, ofertada no Curso de Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná no período de 2003 a 2007, que contou com a participação de alunos do Curso de Letras e também de professores da Rede Pública do Estado do Paraná, inseridos no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), este estudo pretende contribuir para um olhar intercultural na formação docente. Conceitos correlatos tais como interculturalidade, multiculturalidade, abordagem e competência intercultural são sugeridos para discussão. A reflexão sobre as práticas profissionais, associada à análise do tratamento dado à interculturalidade em materiais didáticos são vistas como ponto de partida para a construção de conhecimento coletivo, levando em consideração o fato de que diferentes leituras de mundo propiciam construções de sentidos diferenciadas face à realidade com que nos deparamos. São também trabalhados aspectos da formação da identidade profissional dos professores de línguas estrangeiras e os diversos papeis de sujeito, desempenhados por graduandos/licenciandos e professores no processo de ensino-aprendizagem, incluindo a visão do professor como pesquisador, em que o aprender pode ser feito a partir da troca de expertise específico de cada língua e na troca de experiências e pressupostos teóricos que se aplicam ao ensino e aprendizagem de qualquer língua estrangeira. A partir da constatação da importância de reflexão sobre a interculturalidade no processo de formação de professores de línguas estrangeiras, são sugeridas as seguintes diretrizes em forma de temas e atividades para um possível programa de curso: tomar a pesquisa etnográfica como espaço privilegiado para a pesquisa intercultural; abordar diferentes concepções de língua e de cultura, bem como suas implicações para o trabalho em sala de aula; problematizar diferentes processos de construção de sentidos conforme concebidos por estas diferentes concepções; questionar os papeis de alunos e professores em cada um destes processos de construção de sentidos; explorar identidades e agências possíveis dos sujeitos em diferentes contextos de aprendizagem; produzir planos de aula e analisar materiais didáticos sob a perspectiva da abordagem intercultural. Tais diretrizes devem ser tomadas como referência na preparação de um componente curricular semelhante ao que serviu de campo para a elaboração desta pesquisa. Com elas não se pretende chegar a padrões únicos a serem seguidos por todos já que os conflitos discursivos serão inevitáveis e permeados por relações de poder, havendo sempre espaço para as opções individuais de cada sujeito em suas situações específicas de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This ethnography-based research looks for opportunities to reflect upon a teacher education component, namely the relationship between language and culture, for the professional development of foreign language teachers both in pre-service and continuing education programmes in different contexts. The research field of this study is constituted by different versions of a course component named Culture and the Teaching of Modern Foreign Language at School, taught as a compulsory subject at the Language and Literature Undergraduate Course of the Federal University of Parana (UFPR) between 2003 and 2007. The students were both undergraduates and public school teachers from the State of Parana engaged in the State Education Development Programme (PDE). The present study hopes to contribute to the development of an intercultural perspective in teacher education. Concepts such as interculturalism, multiculturalism, intercultural approach and competence are some of the topics discussed here. The reflection upon professional practices, associated to the analysis of the treatment given to interculturalism in materials produced for language teaching and learning are the starting point for the construction of collective knowledge, taking into consideration the fact that meaning making is affected by different readings of the world according to the reality we face. The building up of professional identities of foreign language teachers and the different roles played by the undergraduates and teachers in the teaching/learning process are dealt with. This includes the view of the participants as researchers, where learning takes place in the exchange of specific expertise of each foreign language and the exchange of experiences and theoretical background knowledge that apply to any foreign language. From the conclusion that there is a strong need to reflect about interculturalism, the following set of guidelines is presented in the format of themes and activities for a potential course programme: to approach etnographical research as a privileged space for intercultural research; to approach different concepts of language and culture, as well as their implications to classroom work; to challenge different meaning-making processes; to question the roles of the students and teachers in each of these meaning-making processes; to exploit possible identities and agencies in different learning contexts; to produce lesson plans and analyse teaching materials from an intercultural perspective. These guidelines are to be taken as reference for the development of a curricular component similar to the one applied to the research field of this study. There is no intention whatsoever to get to unique patterns to be followed since discursive conflicts are inevitable and permeated by power relations where there will always be room for individual options of each person in specific working situations .pt_BR
dc.format.extent189f. + 1 CD'Rom + anexos : il. [algums color], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectLínguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectLínguas - Formação de professorespt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleUm olhar intercultural na formação de professores de linguas estrangeiraspt_BR
dc.typeTesept_BR


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