Mostrar registro simples

dc.contributor.otherSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorDrago, Isabelapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T17:05:58Z
dc.date.available2022-11-17T17:05:58Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25895
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Helena de Fátima Nunes Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 10/05/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 150-161pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa descritiva sobre as contribuições do Movimento Nós Podemos Paraná para a criação e o compartilhamento de conhecimentos. Caracteriza, a partir de levantamento documental, a metodologia do Movimento Nós Podemos Paraná, apresentando os papeis e a importância de cada etapa que compõe o Movimento: Núcleo Gestor, Círculos de Diálogo, Círculos de Conhecimento, Núcleos Locais de Trabalho e Grupos de Projetos. Analisa os Círculos de Diálogo e a constituição dos Núcleos Locais de Trabalho. Para tal, foram feitas observações simples e aplicação de questionário junto aos facilitadores responsáveis pela realização dos Círculos de Diálogo. Aponta, a partir de entrevistas com o coordenador e quatro participantes do Núcleo Local de Trabalho dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, os facilitadores e as barreiras para o compartilhamento de conhecimentos nos Círculos de Diálogo e nos Núcleos Locais de Trabalho; as contribuições dos Círculos de Conhecimento na realização de projetos do Núcleo; e se o Núcleo Local de Trabalho se constitui em comunidade de prática. Correlaciona as fases de criação do conhecimento com as atividades desenvolvidas pelo Núcleo e verifica que existe discussão de ideias para a estruturação e justificação de um projeto, as decisões são tomadas por meio de votação, apesar das diferenças de perfis, existe forte sentimento de cooperação entre os membros do Núcleo, porém há a necessidade de potencializar, fora das reuniões, a difusão do conhecimento. Constata a presença dos capacitores no Núcleo, pois ocorreu a formação de micro comunidades; a dinâmica de funcionamento do Núcleo está embasada no diálogo; o coordenador é engajado e comprometido; o ambiente das reuniões é propício ao compartilhamento; a globalização do conhecimento ocorre por meio dos projetos elaborados e dos registros das memórias de reuniões (prática atualmente em desuso). Identifica como facilitadores para o compartilhamento: troca de conhecimento tácito; ambiente propício ao compartilhamento; membros se sentem confortáveis em participar; objetivo claro e comum; linguagem comum entre os participantes; atmosfera de confiança entre os participantes; camaradagem e amizade; momentos de informalidade. Quanto às barreiras nenhuma foi verificada. Conclui que, de acordo com a pesquisa, o Núcleo estudado pode ser considerado uma comunidade de prática, estando, atualmente, na fase de Maturidade, pois seus membros engajam-se e desenvolvem uma prática. Existem atividades comuns, os membros criam projetos, renovando, assim, os interesses, o comprometimento e o relacionamento. O Núcleo já é reconhecido pelo resultado positivo que seus projetos apresentam, sendo identificado por várias pessoas e instituições da região como referência na elaboração de projetos.pt_BR
dc.description.abstract? Abstract: Descriptive research on the contributions of: We Can Paraná Movement for creating and sharing knowledge. It features, from document analysis, the methodology of: We Can Paraná Movement, presenting the roles and the importance of each step that makes up the Movement: Center Manager, Dialog Circles, Knowledge Circles, Local Workplace Centers and Project Groups. It analyzes the Dialog Circles and the establishment of Local Workplace Centers. For such, simple observations and a questionnaire have been used by facilitators for conducting the Dialog Circles. Based on interviews with four participants and the coordinator of the Local Workplace Center from Campos Gerais in Ponta Grossa, it shows: the facilitators and the barriers to knowledge sharing in the Dialog Circles and in the Local Workplace Circles; the contributions from the Knowledge Circles in project realizations, and if the Local Workplace Center constitutes in community of practice. It correlates the knowledge phases of creation with the activities developed by the Center and verifies that there is discussion of ideas for the structure and justification of a project. Decisions are taken by voting, despite the different profiles, there is a strong sense of cooperation between members of the Center, however there is a need to raise the dissemination of knowledge outside the meetings. It certifies the presence of capacitors at the Center because the formation of micro communities occurred, the dynamics of operation of the Center is based upon dialog, the coordinator is engaged and committed, the meeting atmosphere is conducive to sharing, and the knowledge globalization occurs through the developed projects and meeting memory records (practice in disuse now). It identifies as facilitators for sharing: tacit knowledge exchange; environment favorable for sharing; members feel comfortable participating, clear and common purpose, common language between participants; atmosphere of trust among participants; camaraderie and friendship, informality moments. No barriers have been verified. It concludes that, according to the survey, the studied Center can be considered a community of practice and is currently at the stage of Maturity, since its members are committed and also develop a practice. There are common activities; members create projects, this way, renewing interests, commitment and relationship. The Center has already been recognized by the positive result of its projects, being identified by several people and institutions in the region as a benchmark in project design.pt_BR
dc.format.extent205f : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleContribuições do movimento Nós Podemos Paraná para criação e compartilhamento de conhecimentos dos núcleos locais de trabalho.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples