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dc.contributor.authorFranco, Cláudio Márcio Antunespt_BR
dc.contributor.otherBianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-13T16:53:43Z
dc.date.available2020-03-13T16:53:43Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25830
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Alessandra Sant'Anna Bianchipt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia. Defesa: Curitiba,26/03/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 95-103pt_BR
dc.description.abstractResumo: O crescente aumento do uso de automóveis nas cidades tem gerado congestionamentos cada vez maiores culminando em uma crise de mobilidade nos grandes centros urbanos. O uso da bicicleta começa a ser percebido pelos gestores, como uma alternativa ao transporte urbano de veículos automotores individualizados apesar da ausência de infraestrutura urbana para o ciclismo e da resistência cultural ao abandono do automóvel. Esse trabalho teve como finalidade investigar a atitude de estudantes universitários para a inclusão da bicicleta nos trajetos até a universidade. 412 estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, na cidade de Curitiba, responderam ao questionário. 86,3% declararam nunca ter tido algum tipo de educação/treinamento para se locomover com a bicicleta. Nos deslocamentos para a IES, a maioria utiliza ônibus (42,1%), seguido de carro (33,7) e somente 2% utilizam a bicicleta. Para 37,4% dos participantes, a distância aceitável para fazer um deslocamento por bicicleta foi de 4 a 6 km, valor esse encontrado em estudos internacionais. As mulheres tinham atitude mais positiva do que os homens em relação à atitude de utilizar a bicicleta nos trajetos até a universidade. Os que não possuíam e não dispunham de carro tinham uma atitude mais positiva em relação ao uso da bicicleta do que seus pares motorizados. Essa pesquisa forneceu dados sobre a atitude em relação ao uso da bicicleta nos deslocamentos até a universidade e sobre fatores que podem influenciar na escolha desse modal. Esses dados podem embasar futuras campanhas para aumentar o uso da bicicleta entre estudantes universitários.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The increasing use of cars in cities has led to increasing traffic jams and culminating in a mobility crisis in large urban centers. The use of bicycle begins to be perceived by managers as an alternative to urban transport instead of individualized automotive vehicles, despite the absence of urban infrastructure for cycling and cultural resistance to abandon the car. This study aimed to investigate the attitude of university students to include the bicycle as a mean of transportation to the university. 412 undergraduate students enrolled in colleges and universities, both public and private, at Curitiba city, answered the questionnaire. 86.3% reported that they never have received any kind of education / training to use a bike. The majority of the sample use bus (42.1%), 33, 7 % makes the trip by car and only 2% uses the bicycle. For 37.4% of participants, an acceptable distance to travel by bicycle is 4 to 6 km, this same value was found in international studies. In respect to the attitude about using the bike to go to the university, women were more positive than men. Those who have or dispose of a car had an attitude more positive regarding the use of bicycles. This research provided data about the attitude in respect of the use of bicycle on displacements to the university and about factors that may influence the choice of modal. These data can base future campaigns to increase bicycle use among university students.pt_BR
dc.format.extent107f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Psicologiapt_BR
dc.subjectTransporte cicloviário - Sustentabilidadept_BR
dc.subjectTransporte cicloviário - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleIncentivos e empecilhos para a inclusão da bicicleta entre universitáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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