Protocolo de avaliação expedita para determinação de prioridades sociais para o processo de desenvolvimento de produtos.
Resumo
Resumo: A presente dissertação de Mestrado aborda as questões relativas a dimensão social do design sustentável e pretende responder a questão de como se pode determinar a prioridade social de uma empresa de forma a orientar o foco do processo de desenvolvimento de produtos (PDP) usando a estrutura (categorias e subcategorias) da Avaliação Social do Ciclo de Vida de Produtos (ASCV). Para isso, elaborou-se um protocolo de avaliação expedito para aplicação em micro e pequenas empresas, baseado na estrutura da ASCV, suas categorias e subcategorias com o objetivo de definir a prioridade social da empresa. O protocolo em questão é composto de seis fases, sendo elas: 1) Definição/Levantamento da Estratégia da Empresa; 2) Levantamento de Indicadores Sociais do Entorno da Empresa; 3) Mapeamento do Sistema do Produto; 4) Avaliação Participativa do Desempenho Social da Empresa; 5) Determinação da Prioridade Social para o Desenvolvimento de Produtos e 6) Implementação. A pesquisa foi realizada utilizando como método o estudo de caso e por meio da aplicação do protocolo em uma micro-empresa, envolvendo, além desta demais atores interessados como os trabalhadores (funcionários ou terceirizados), fornecedores, clientes, comunidade local esociedade. O estudo de caso permitiu responder a pergunta de pesquisa oferecendo como contribuição uma ferramenta simplificada que permite a sistematização de coleta de dados acerca de questões sociais para direcionar o processo de desenvolvimento de produtos. Abstract: The present Master's thesis approach the questions about the social dimension of sustainable design and intends to answer how it is possible to determinate the social priority in a company someway to guide the focus of the product development's process using the Social Life Cycle Assessment of Products’ structure (categories and subcategories). In order to do that, a quickly evaluation protocol was prepared to micro and small companies, based on the SLCA structure, its categories and subcategories to define the company's social priority. This protocol is composed by six phases: 1) Definition/Survey of Company Strategy; 2) Survey of Social Indicators Surrounding Company; 3) System Map of Product; 4) Participatory Assessment of Corporate Social Performance; 5) Determination of Social Priority to Product Development Process and 6) Implementation. The research was made using as method the case study an by applying the protocol in a micro-company, involving, besides it, other stakeholders as workers (employees or outsourced employees), suppliers, clients, local community and society. The case study allowed to answer the research's question offering as aid a simplified tool that allows the systematization of data collection about the social questions to orientate the product development process.
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