Estratégias de inovação de firmas líderes na indústria de papel cartão.
Visualizar/ Abrir
Data
2011-06-16Autor
Paula, Adriane de Fátima Queji de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A produção brasileira de papel cartão representa atualmente 8% do total produzido pelo setor de papel. A maior parte da produção é destinada ao mercado interno. O setor é altamente concentrado, as quatro maiores empresas (CR4) detêm 83,7% da capacidade produtiva e o grau de desigualdade (HH4) entre o tamanho das empresas está aumentando. As empresas líderes de mercado buscam através
da diferenciação de seus produtos alcançar novos mercados no Brasil e no exterior e apresentam estrutura formalizada de pesquisa e desenvolvimento (P&D), destinando recursos anuais para esse fim e adotam estratégia de lançar novos produtos regularmente. Foi evidenciado nas empresas líderes diferentes formas de aprendizado tecnológico: learning by doing, learning by using, learning by interacting, learning by searching e learning by learn. Com relação à estratégia de inovação das empresas líderes, a empresa “A” se aproxima do inovador ofensivo onde são muito fortes todas as funções técnicas e científicas propostas por Freeman e Soete, com exceção da função patente e a empresa “B” se aproxima do inovador defensivo, sendo muito forte: desenvolvimento experimental, engenharia de projeto, controle de qualidade e engenharia de produção, serviços técnicos, previsão de longo prazo e planejamento de produção.
Collections
- Dissertações [310]