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dc.contributor.authorRemonato, Roberto Luiz Custódio
dc.contributor.otherBalbinot, Zandra
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T18:50:43Z
dc.date.available2015-11-16T18:50:43Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25689
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Zandra Balbinot
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : 2011
dc.descriptionInclui referências
dc.descriptionÁrea de concentração : Estratégia e organizações
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por finalidade verificar como a distância tecnológica influencia na adoção de novas tecnologias no sistema de ensino de uma Instituição de Ensino Superior de um país em vias de desenvolvimento industrial (PVDI). A pesquisa foi desenvolvida em uma IES com sede na Europa e com filial no Brasil, no estado do Paraná. Para verificar estas distâncias utilizaram-se, em termos macro ambientais, a estrutura de distâncias CAGE, desenvolvida por Pankaj Ghemawat (2007); e em termos micro ambientais, a definição de Capacidade de Absorção de Cohen e Levinthal (1990), através do modelo desenvolvido por Zahra e George (2002). No aspecto macro ambiental, utilizando a estrutura CAGE, procurou-se captar a percepção do corpo administrativo, docente e diretivo da IES quanto à influência de aspectos culturais, administrativos / políticos, geográficos e econômicos de uma adoção tecnológica genérica. No aspecto micro ambiental, procurou-se captar a percepção, do mesmo grupo de pessoas, quanto à influência de fatores nas fases de aquisição, assimilação, transformação e exploração de uma nova tecnologia. Neste aspecto (micro ambiental) foram exploradas duas situações, sendo uma genérica e outra específica, no caso a troca de sistema Acadêmico da IES. Como resultados foram encontrados vários aspectos que podem interferir em um processo de internacionalização de um país desenvolvido industrialmente (PDI) para um país em vias de desenvolvimento industrial (PVDI) e que, certamente, devem ser devidamente considerados e tratados. O trabalho consiste da etapa de diagnóstico da situação atual e termina lançando indicações de futuras pesquisas; bem como de um cronograma das demais etapas do processo da metodologia de pesquisa-ação.
dc.description.abstractAbstract: This study aims to determine how the technology gap influences the adoption of new technologies in the education system of an IES. This IES is headquartered in Europe and has a subsidiary in Brazil, in the state of Parana and it’s a part of a country in the process of industrial development (PVDI). To verify these distances, it was used, in macro environmental aspects, the CAGE structure of distances, which was developed by Pankaj Ghemawat (2007), and in micro environmental aspects, the definition of Absorption Capacity of Cohen and Levinthal (1990), through a model developed by Zahra and George (2002). In the macro environmental aspects, using the CAGE framework, it was aimed to capture the perception of the staff, and direction of the IES, and the influence of cultural, administrative / political, geographic, and economics aspects of a generic technological adoption. In the micro environmental aspects, it was aimed to capture the perception of the same group of people, as for the influence of acquisition, assimilation, transformation and exploration phases of new technology. In this case (micro environment), two situations were explored, one being generic and the other specific (the exchange of IES's Academic System). As results, many aspects were found that may intervene in an internationalization process from an industrially developed country (PDI) for a country in the process of industrial development (PVDI) that must be properly considered and treated. This work consists of the diagnosis of the current situation and ends by providing referrals for future researches, as well as provides a timetable of further phases of action research methodology process.
dc.format.extent159f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectEnsino superior - Inovações tecnologicas
dc.subjectTransferencia de tecnologia
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.4063
dc.titleA distância tecnológica na adoção de novas tecnologias no sistema de ensino de uma instituição de ensino superior em um país em vias de desenvolvimento industrial
dc.typeDissertação


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