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dc.contributor.authorTravis, Eric Ford
dc.contributor.otherBulgacov, Sergio, 1950-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-10-19T20:13:04Z
dc.date.available2015-10-19T20:13:04Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25660
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sergio Bulgacov
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 02/02/2011
dc.descriptionBibliografia: fls. 417-425
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizações
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho é entender como a influência estrangeira permeia os programas de pós-graduação em administração nas universidades públicas brasileiras. De natureza exploratória, utilizou a Constant Comparative Method (Grounded Theory) e metodologia qualitativa para realizar e analisar uma série de entrevistas em profundidade com professores de administração de oito universidades públicas brasileiras: UFBA, UFMG, UFPE, UFRGS, UFRJ, UNB, USP e UFPR. O resultado foi mais de 100 horas de entrevistas gravadas durante três meses. Além disso, ocorreram três anos de observação participante na UFPR. As entrevistas foram transcritas e um software (Atlas.ti) utilizado para codificação. O processo de codificação produzido 322 códigos discretos, permitindo uma série de conceitos e categorias. As categorias mais importantes foram: endogamia, razões para a escolha do Doutorado, língua Inglêsa, material de ensino estrangeiro, a compreensão dos alunos da língua Inglêsa, revistas acadêmicas estrangeiras, liderança, objetivos do departamento de administração, orientação de alunos, orientação empreendedora, e dependência intelectual. O Foco da pesquisa estava nas estratégias dos professores baseadas em suas formações e métodos didáticas, e como estes podem influenciar as estratégias dos seus programas. Os resultados foram comparados com as teorias existentes: a Teoria Institucional, Teoria da Estruturação, Rational Choice, Path Dependency, Caste System in Academia e Dependência. A conclusão é que as programas de pós-graduação existem em um estado de dependência intelectual, principalmente devido ao uso de materiais didáticos estrangeiros e um foco institucional em publicação em revistas estrangeiras. A conduíte primária destas influências estrangeiras é os próprios professores, incluindo professores de formação estrangeiro e mesmo os com formação aqui no Brasil. Palavras-chave: estratégia educacional, a dependência intelectual, Teoria Estruturação, Teoria Institucional, a influência estrangeira em educação em administração brasileira.
dc.description.abstractAbstract: The objective or this research is to understand in what ways and to what extent foreign influence permeates graduate management programs at Brazilian public universities. Exploratory in nature, it used constant comparative theory (similar to grounded theory) and qualitative methodology to perform and analyze a series of indepth interviews with graduate business professors from eight Brazilian public universities: UFBA, UFMG, UFPE, UFRGS, UFRJ, UNB, USP, and UFPR. The final result was over 100 hours of recorded interviews over a three month period with direct observation at each university. In addition, over 3 years of direct participant observation at UFPR occurred. The interviews were transcribed and a QDA software (Atlas.ti) was used for coding, eventually producing 322 discrete codes, which emerged into a number of concepts and categories. The most important categories included: program endogamy, faculty reasons for choosing their PhD locations, English, foreign teaching material, student comprehension of English, foreign academic journals, leadership, management department objectives, student guidance, faculty entrepreneurial orientation, and intellectual dependency. The focus was on professors’ personal strategies in their educational careers and didactic choices and how this might affect management department strategies. The results were able to be matched with existing theories: Institutional Theory, Structuration Theory, Rational Choice, Path Dependency, Caste System in Academia, and Dependency Theory. The final conclusion was that Brazilian management exists in a state of intellectual dependence, mostly due to the use of foreign didactic material and an institutional focus on publishing in foreign journals. The primary conduits for all foreign influence are the professors, both those with foreign and domestic PhD’s. Key Words: educational strategy, intellectual dependency, Structuration Theory, Institutional Theory, foreign influence in Brazilian management education.
dc.format.extent459f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languageInglês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectAdministração - Pos-graduação - Influencias estrangeiras
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pos-graduação
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc378.05
dc.titleIntellectual dependency and Brazil's trade deficit in management knowledge : foreign influence in graduate business education at public universities in Brazil.
dc.typeTese


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