Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Melissa Andrespt_BR
dc.contributor.otherVillalba, Terumi Koto Bonnet, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T12:43:35Z
dc.date.available2019-11-18T12:43:35Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25633
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet Villalbapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/12/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: A proposta de nossa pesquisa é observar as práticas de leitura de literatura em língua espanhola de um grupo de acadêmicos de um curso de Letras de uma Universidade pública. A escolha de um grupo de acadêmicos de uma licenciatura se deu pelo fato de que estes estão se formando para serem professores e nossa hipótese é que a formação do professor tem papel fundamental na sua prática de ensino, de maneira que objetivamos observar estes acadêmicos no que diz respeito às suas práticas de leitura e às suas concepções de leitura e de ensino. Considerar o acadêmico em sua formação é observar sua transformação e ter uma perspectiva e possibilidade de projeção para o futuro, pois se a leitura do professor é pré- requisito da leitura do aluno (BORDINI; AGUIAR, 1993), o acadêmico que se formar como leitor terá maiores possibilidades de ser também um formador de leitores. Para nortear nossas observações nos respaldamos nas mais variadas áreas que abrangem os estudos sobre leitura, entre eles autores literários e da área da educação, estudiosos de teoria literária, com especial enfoque na linguística aplicada. Privilegiamos o caráter interativo da leitura, em sua abrangência social e espaço-temporal. Os resultados nos mostraram a diversidade possível de leitores e leituras, assim como a multiplicidade de atitudes e crenças praticáveis e as mais diversas combinações das mesmas. Pudemos observar como os alunos se vêem como leitores e como futuros professores e como projetam a sua futura prática pedag gica, o que nos permitiu também traçar novas estratégias de trabalho e observar com outros olhos nossa própria prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of our research is to observe the practices of reading literature in Spanish by a group of academics of a public university. The choice of a group of academics is due to the fact that they will be teachers and our hypothesis is that teacher education plays a fundamental role in their teaching practice. So we aim to observe these students in respect to their reading practices and their conceptions of reading and teaching. Considering the students in their training is to watch their tra sformation so that a new view of their future as teachers is possible, because a teacher who reads is a prerequisite for guiding a reader (BORDINI, AGUIAR, 1993). The scholar who graduates as reader is more likely to be also a good trainer of readers. To guide our observations this study was supported in various areas including studies on reading, literary authors and the area of education, theories of literature, with special focus on applied linguistics. We focused the interactive nature of reading and its social and spatial implications. The results show the diverse range of readers and readings, as well as the multiplicity of attitudes and beliefs and their various combinations. We have observed how students see themselves as readers and as teachers and how they design their future teaching practice, which allowed us to draw new strategies to work with, and observe our own teaching practice.pt_BR
dc.format.extent114f. : grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectLeitura - Língua espanholapt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Leitura - Lingua espanholapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO leitor de literatura em língua estrangeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples