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dc.contributor.authorJurkevics, Vera Irenept_BR
dc.contributor.otherMarchi, Euclides, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T16:24:37Z
dc.date.available2019-11-22T16:24:37Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25445
dc.descriptionOrientador: Euclides Marchipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em História. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História, cultura, sociedadept_BR
dc.description.abstractNeste trabalho procurou-se estabelecer uma discussão em torno das devoções e das múltiplas faces de uma santidade, um dos suportes mais freqüentes da religiosidade popular. Para tanto, buscou-se, de um lado, delinear historicamente o conceito de 'ser santo', a partir de experiências concretas dos sujeitos sociais em diferentes momentos e, de outro, focalizar as muitas tentativas de controle por parte da Igreja, uma vez que a devoção santoral constitui-se em prática tradicional, desde os primordios do cristianismo. Constatou-se que, neste universo devocional, tanto a Igreja Católica, quanto historiadores e, outros estudiosos desta temática, fazem uso de algumas expressões comuns, embora com diferentes níveis de compreensão. Nesse sentido, enquanto a primeira, designa religiosidade popular como manifestação de fé racionalizada e regulamentada por meio de um processo formal de santificação, os demais a entendem como expressão puramente emocional e espontânea que dispensa qualquer patente institucional. Numa abordagem historiográfica de religiosidade popular, focalizou-se a construção da santidade de Maria Bueno, a 'santinha' de Curitiba que, em diversas ocasiões do século passado, especialmente nas últimas décadas, esteve em destaque nos meios de comunicação local. Muitas vezes, essa santidade desclericalizada, traduzindo relações diretas e sem intermediação com o sagrado, foi alvo de resistência, especialmente por parte de representantes da Igreja, uma vez que não se enquadrava nas suas diretrizes. No entanto, verificou-se que, apesar das tentativas de desqualificar e, com isso, esvaziar esta devoção, a exemplo de tantas outras, o culto piedoso em torno de Maria Bueno tem se mostrado vigoroso, num claro exemplo de um fenômeno de longa duração. Palavras- Chave: Religiosidade Popular, Igreja Católica, devoções, santidades.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, it was tried to establish a discussion about the devotions and multiple faces of a holiness, one of the most frequent pillars of popular religiousness. For that, it was tried, on one hand, to historically outline the concept of "being saint", from the concrete experiences of social subjects in different moments and, on the other, to focus on Church's several attempts to control, considering that the devotion in saints has been a traditional practice, from the very beginning of the Christianism. It was found that, in this devotional universe, not only the Catholic Church, but also historians and other people who study this theme, make use of some common expressions, however with different levels of understanding. In this sense, whereas the first, designates the popular religiosity as a manifestation of faith rationalized and ruled by a formal process of sanctification, the others understand it as an expression purely emotional and spontaneous which dispenses any institutional patent. In a historiographical approach of popular religiousness, it was focused on the construction of Maria Bueno's holiness, the "little saint" of Curitiba who, in many occasions in the last century, especially in the last decades, has been in the spotlight in local communication means. Several times, that non-cleric holiness, translating direct relation and straightforward with the holy, was target of resistance, especially by Church representatives, as long as it did not fit in with church's guidelines. However, it was checked that, despite the attempts to disqualify it and, with that, empty out this devotion, as many others for example, the pious worship at Maria Bueno has been vigorous, in a clear example of a longterm phenomenon. Keywords - Popular Religiousness, Catholic Church, devotions, holiness.pt_BR
dc.format.extent217f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectIgreja Católicapt_BR
dc.subjectDevoçoes diáriaspt_BR
dc.subjectTeses - Historia do Brasilpt_BR
dc.subjectTeses - Históriapt_BR
dc.titleOs santos da igreja e os santos do povo : devoçoes e manifestaçoes de religiosidade popularpt_BR
dc.typeTesept_BR


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