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dc.contributor.advisorHoeflich, Vitor Afonso, 1949-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Zenobio Abel Gouvêa Perelli da Gama ept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2013-05-29T17:31:53Z
dc.date.available2013-05-29T17:31:53Z
dc.date.issued2013-05-29
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25401
dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados da analise do setor madeireiro no Município de Rio Branco, no Estado do Acre. O objetivo geral desse estudo foi analisar o mercado de madeira tropical na Amazônia Ocidental. Em termos específicos, objetivou-se: (1) analisar os aspectos estruturais e institucionais do mercado e a comercializão dos produtos madeireiros regionais e (2) contribuir para o desenvolvimento econômico desse Estado, mais notadamente do setor madeireiro quanta ao uso e comercialização dos recursos florestais locais. De acordo com a metodologia adotada, a analise estrutural enfocou a estrutura, a conduta e o desempenho do mercado. Assim, o estudo da estrutura do mercado identificou os graus de concentração dos seus integrantes, de diferenciação dos seus produtos e de barreiras a entrada de novas firmas no mercado. A conduta do mercado abordou as politicas de fixação de preços, de promoção, de planejamento e melhoria da produção e comercialização e das ações das empresas frente as políticas de preços e de promoção dos seus concorrentes. A eficiencia do mercado, por sua vez, foi analisada segundo a quantificação dos valores de margens e "markup" de comercialização. A analise institucional, por seu turno, identificou e analisou os integrantes da produção e comercialização no setor em questão. Os principais resultados obtidos foram: (1) o mercado de madeira em Rio Branco mostrou-se como um exemplo de um oligopólio, em que o segmento de depósitos apresentou-se mais concentrado na venda de madeira que o grupo das serrarias o era no consumo de madeira em tora; (2) Em media, 73% das firmas analisadas visavam diferenciar-se, entre si, pela qualidade dos seus produtos; (3) Um mercado local restrito, limitações na oferta de madeira, dificuldade em dispor de capital e de mão-de-obra constituiram-se nas principais barreiras a entrada de novas firmas no mercado; (4) Cerca de 45% das serrarias e 33% dos depósitos fixavam os preços dos seus produtos segundo a media dos concorrentes, ou seguiam o valor estabelecido pela firma lider do setor; (5) Aproximadamente 30% das firmas desse setor planejavam suas atividades em função do volume de pedidos de venda; (6) o aperfeiçoamento das tecnicas de produção ou de comercialização não era prioridade para pouco mais de 40% das firmas analisadas; (7) Aproximadamente 73% das serrarias e 66% dos depósitos nao alterariam suas politicas de promoções dos seus produtos em função dos procedimentos praticados pelos seus concorrentes; (8) Os valores medios de margem e "markup" de comercialização calculados para o setor em analise foram, respectivamente 4,3% e 4,5%, os quais eram menores que os números obtidos para a produção extrativista e de beneficiamento da borracha na Regiao Amazonica; (9) Os proprietarios de terra e freteiros respondiam por 12% do suprimento de matéria-prima, apesar de medidas do Governo estarem influenciando o aumento futuro da participação das serrarias locais como produtoras de madeira em tora (10) o pequeno volume de produção e a nao adoção de praticas mais adequadas de marketing e de comercialização fazem com que 20,5% da madeira comercializada nos mercados nacional e internacional ocorra com a atuação de intermediários.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProdutos florestais - Comercialização - Acrept_BR
dc.subjectIndustria madeireira - Aspectos economicos - Acrept_BR
dc.subjectExploração florestal - Aspectos economicos - Acrept_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleMercado madeireiro na Amazônia Ocidentalpt_BR
dc.typeTesept_BR


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