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dc.contributor.advisorEmerenciano, Dartagnan Baggio, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Marcio Henriquept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T13:05:05Z
dc.date.available2022-09-29T13:05:05Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25317
dc.descriptionOrientador : Dartagnan Baggio Emerencianopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho discute-se a relação entre as estratégias competitivas (EC) adotadas por algumas empresas do Pólo Moveleio de São Bento do Sul e o desempenho das exportações de móveis do Estado de Santa Catarina. O modelo das EC tem como base as formulações teóricas de Michael E. Porter. Apresenta-se a caracterização da indústria moveleira no mundo, no Brasil e no Estado, tendo como referência o período 1990 à 2001. Estimou-se uma função de exportação com objetivo de avaliar o impacto das variáveis conjunturais renda externa (proxy da renda interna da Alemanha, Argentina, França e Estados Unidos - principais parceiros comerciais), renda interna (o produto interno bruto brasileiro), taxa de juros (definida pelo Banco Central do Brasil) e taxa de câmbio (definida / monitorada pelo Banco Central do Brasil), nas exportações de móveis do Pólo Moveleiro de São Bento do Sul. O resultado da análise econométrica apontou que as variáveis conjunturais explicam parcialmente o resultado das exportações de móveis. Com relação as EC utilizadas pelas empresas, observou-se que: a liderança do custo total, é visualizada na utilização de plantas otimizadas e no elevado volume de produção com alta tecnologia, a diferenciação do produto, acontece com o uso de novas tecnologias no processo produtivo e com uma rede de encomendas personalizadas, e o enfoque, é observado no processo de especialização da linha de produção e na definição geográfica do comprador.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is about the relationship between the competitive strategies (CS) adopted by some companies of the Furniture Pole of São Bento do Sul alongside with the performance of furniture exportation in the state of Santa Catarina, Brazil. The CS model draws on Michael E. Porter's theories. The characterization of the furniture industry around the world, in Brazil and in the state of Santa Catarina is reviewed from 1990 to 2001. A function of exportation was estimated so as to evaluate the impact of the conjuncture variables, such as external income (comparable to the interior income of Germany, Argentina, France and the United States of America - main commercial partners), interior income (the Brazilian gross interior product), interest taxes (defined by the Central Bank of Brazil) and the exchange rates (also defined/monitored by the Central Bank of Brazil) for furniture export from the São Bento do Sul Pole. The result of the econometric analyses pointed out that the conjuncture intervening factors are not enough to explain the result of the furniture exportation. In relation to the CS applied by the companies it was noticed that: the leadership of the total cost is viewed in the use of optimized plants and in the great volume of production with the use of new technologies; the differentiation of the product occurs through the use of new technologies in the productive process and with a net of personalized ordered products; the approach is verified in the process of production line specialization and in the geographical definition of the purchaser.pt_BR
dc.format.extentxvii, 152f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIndústria de móveis - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleEstratégias competitivas da indústria moveleira : um estudo de caso em empresas do pólo moveleiro de Sao Bento do Sul/SCpt_BR
dc.typeTesept_BR


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