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dc.contributor.authorValente, Laura maria Marquespt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Armando Joãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2012-08-31T20:11:26Z
dc.date.available2012-08-31T20:11:26Z
dc.date.issued2012-08-31
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25292
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa investiga a percepção da qualidade da informação na área de silvicultura da Klabin. Como se trata de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, utiliza o estudo de caso como procedimento técnico, além do questionário e da entrevista semiestruturada como instrumentos de pesquisa. Para a descrição, a análise e a interpretação dos dados, foram empregadas duas técnicas, a estatística e a de mineração de dados. Como suporte literário explora aspectos da Teoria da Informação. Quanto aos resultados, infere que a qualidade percebida da informação na área de silvicultura é inteligível, manipulável e relevante. Entretanto, a informação não está disponível quando sua necessidade é identificada. Essa não pode ser aplicada diretamente à tarefa a que se propõe, não está livre de erros, não é oportuna, suficiente e útil. Além disso, pelo uso, ela não possui capacidade de beneficiar e prover vantagens ao usuário e não pode ser considerada verdadeira. Ao caracterizar as atividades da silvicultura, a pesquisa observa o perfil do profissional que busca e utiliza a informação, ilustra o fluxo de documentos dentro da área de silvicultura para descrever a trajetória da informação e evidencia a existência de falhas não formalizadas que dificultam ações corretivas. Por mais eficiente que um sistema de controle interno seja, a pesquisa revela que qualquer falha ou discrepância na informação pode gerar prejuízos às organizações, comprometendo a eficácia e a eficiência das atividades desenvolvidas. Considerando as dimensões atribuídas pelos silvicultores à informação, conclui a qualidade percebida da informação como ruim e constata que a falta de credibilidade e a insegurança são as suas principais qualificações e, por isso, devem ser consideradas prioridade na empresa. Esta pesquisa, em função de se tratar de um estudo de caso único na área de silvicultura, ressalta que não é possível generalizar os resultados levantados para toda a empresa. No entanto, procura reforçar a necessidade emergente de adequação dos procedimentos da gestão da informação, para que a integridade e a qualidade da informação sejam restabelecidas na área de silvicultura da Klabin.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectTeoria da informaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.titleA percepção da qualidade da informação na área de silvicultura da Klabinpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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