Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcias, Paulo Mello, 1946-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Oscar Custel dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-11T13:33:16Z
dc.date.available2019-01-11T13:33:16Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2521
dc.descriptionOrientador: Paulo Mello Garciaspt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Políticas de desenvolvimentopt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho visou analisar a competitividade dos principais produtos do complexo soja brasileiro, no que diz respeito às relações comerciais com o exterior. Os procedimentos analíticos basearam-se em indicadores de vantagens comparativas e no estudo estatístico do relacionamento entre variáveis de produção e comercialização. O desempenho do complexo brasileiro de soja foi comparado a de outros países concorrentes, quanto ao farelo, óleo e a soja in natura. Foram utilizadas informações de bancos de dados, disponibilizados a usuários por instituições voltadas ao acompanhamento das produções mundiais e dos processos de comercialização internacional. Também foram analisados a exportação brasileira perante a evolução do Produto Interno Bruto dos principais países importadores e a influência da taxa de câmbio efetiva nas exportações do complexo soja brasileiro. Os resultados mostraram que o Brasil vem perdendo competitividade no mercado mundial de farelo e óleo de soja, e mantendo-se em boa situação quanto a comercialização da soja in natura. O Brasil consolidou alguns mercados junto aos países importadores e o grande desafio é manter os níveis atuais de competitividade. As políticas públicas voltadas ao complexo de soja são primordiais para à manutenção dos mercados conquistados e para a abertura de novas frentes de comercialização.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The aim of this work was to analyse the competitiveness of the main products in the Brazilian Soya complex, regarding its commercial relations with other countries. Analytical procedures were based on Comparative Advantage Indicators and the relation between production variables and commercialisation. Performance in the Brazilian Soya complex was compared to that of other rival countries, considering bran, oil and Soya "in natura". Information were collected from data banks made available to users by institutions turned to the accompaniment of world productions and international commercialisation processes. Brazilian exports were also analysed and compared to the main importing countries' Gross Domestic Product of and the influence of actual foreign exchange rates in the exportation of the Brazilian Soya complex. Results showed that Brazil has been losing competitiveness in bran and soya oil world markets, although keeping itself on good situation regarding the commercialisation of soya "in natura". Brazil has consolidated some markets along with the importing countries and the great challenge is to maintain current levels of competitivity. Public policies turned to the soya complex are primary for the maintenance of acquired markets and for opening new fronts of commercialisation.pt_BR
dc.format.extentx, 88f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSoja - Comércio - Brasilpt_BR
dc.subjectSoja - Comercio internacionalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAnálise da competitividade do complexo soja brasileiro perante o comércio internacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples