Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorPietruchinski, Mônica Hoeldtkept_BR
dc.date.accessioned2023-01-20T18:44:17Z
dc.date.available2023-01-20T18:44:17Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25072
dc.descriptionOrientador: Prof. Alexandre Ibrahim Direnept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 44-49pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta os formalismos de uma linguagem de autoria para a meta-modelagem de estereótipos de aprendizes que utilizam um sistema tutor inteligente destinado ao ensino de conceitos visuais. Foi feita uma revisão crítica da literatura sobre a modelagem de aprendizes e usuários em geral, seguida da consideração de aspectos do ensino de conceitos visuais, chegando até os ambientes de autoria. O conjunto de soluções adotadas neste trabalho se caracterizou pela integração de conceitos cognitivos e pela implementação de uma ferramenta de software para apoiar o processo de autoria dos meta-modelos de aprendizes. A ferramenta de software, chamada FEMEA, oferece uma linguagem de autoria, a qual permite a definição de estereótipos de aprendizes baseados na idéia de capacidades isoladas de perícia, a serem desenvolvidas pelo aprendiz ao longo de seu treinamento. O trabalho também inclui metas futuras de pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents the formalisms of an authoring language aimed at meta-modeling tasks for a learner's stereotype whose specific model is maintained by an intelligent Tutoring System that teaches visual concepts. A critical literature review is provided, including approaches to student modeling as well as to general-purpose users, followed the main aspects of visual concept tutoring, and closing with considerations on existing authoring environments and languages. The solutions adopted in this work are guided by the integration of cognitive concepts and by the implementation of a software tool that aids the authoring process of the learner meta-model. The tool, named FEMEA, offers a friendly authoring language, which allows the definition of learners' stereotypes, based on the idea of recluded capacities of expertise, to be developed during the training process. The work also provides future research directions.pt_BR
dc.format.extent49 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subjectCiências cognitivaspt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectCiencia da Computaçãopt_BR
dc.titleLinguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples