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dc.contributor.authorShiokawa, Eduardopt_BR
dc.contributor.otherLacerda, Roseli Boerngen de, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em Farmacologiapt_BR
dc.date.accessioned2010-12-10T11:07:48Z
dc.date.available2010-12-10T11:07:48Z
dc.date.issued2010-12-10
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24955
dc.description.abstractResumo: Devido ao fato dos transtornos relacionados ao uso de álcool e drogas serem um problema de saúde pública surge a necessidade da criação de serviços que sejam capazes de prover as necessidades de tratamento adequado. Dentre os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde ressaltam-se os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPSad), com um papel estratégico na rede de atenção básica à saúde. Esses centros surgiram no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira, como serviços propostos como substitutos aos hospitais psiquiátricos, de acordo com o modelo comunitário de tratamento dos transtornos mentais. Como trata-se de um modelo em fase de implantação no Brasil, muito se debate sobre a validade dessa mudança no modelo de atenção, carecendo de avaliações científicas e objetivas. O presente estudo tem por finalidade avaliar a eficiência da rede primária de atenção à saúde com relação ao encaminhamento das unidades básicas de saúde (UBS) ao CAPSad e avaliar a qualidade do atendimento e a resolutividade de um CAPSad. O trabalho é dividido em 3 estudos : 1) Avaliar o encaminhamento de pacientes sugestivos de dependência de álcool e drogas detectado numa UBS da cidade de Curitiba para tratamento num CAPSad da mesma cidade, utilizando o questionário ASSIST (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test) no intuito de triar os pacientes que deveriam receber tratamento especializado. Também foram acompanhados os pacientes encaminhados a fim de conhecer os motivos do comparecimento ou não ao CAPSad; 2) Avaliar a qualidade do atendimento prestado pelo mesmo CAPSad na visão de pacientes atendidos por esse centro. Foi utilizado um questionário estruturado aplicado aos ex-pacientes a fim de observar a qualidade do tratamento recebido nesse serviço. Além disso, foram realizadas entrevistas utilizando o ASSIST para avaliar a evolução no padrão de uso de substâncias pelos pacientes em tratamento. Também foi realizada pesquisa de prontuários de atendimento com o objetivo de identificar os motivos que levavam o paciente a receber alta desse centro; 3) Comparar o atendimento prestado pelo CAPSad de Curitiba, considerado como “muito bom” pelas autoridades da Secretaria de Estado da Saúde, com um outro da cidade de São José dos Pin ais, considerado como “não muito bom” pelas mesmas autoridades, aplicando um questionário semi-estruturado aos profissionais de ambos os centros e realizando entrevistas com grupo focal com os funcionários de cada um dos serviços a fim de identificar os principais problemas enfrentados pelos CAPSad e as soluções possíveis citadas pelo grupo de profissionais. Por fim, foram avaliadas as crenças e atitudes dos profissionais de ambos os centros em relação ao uso de substâncias e aos pacientes dependentes de álcool e drogas com o objetivo de identificar possíveis fatores de interferência no padrão de atendimento desses centros. O estudo detectou falhas na integração da rede primária de atenção à saúde, especificamente entre a UBS e o CAPSad. Apesar das qualidades do CAPSad citadas pelos pacientes e profissionais, foi observado a insuficiência desse como modelo substitutivo ao hospital psiquiátrico. Por fim, o estudo sugere uma baixa resolutividade e uma ineficiência do CAPSad em alcançar seu principal objetivo, a reinserção social dos indivíduos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência da rede de atenção à saúde mental e da resolutividade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPSadpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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