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dc.contributor.authorBerté, Mauro Marcelopt_BR
dc.contributor.otherCardozo, Mauricio, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-12T14:00:55Z
dc.date.available2020-05-12T14:00:55Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24893
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Mendonça Cardosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 23/01/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 87-89pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Roland Barthes afirma que sua obra Fragmentos de um discurso amoroso, de 1977, diferentemente de um romance, uma análise ou descrição, põe em cena uma enunciação, em que se oferece um lugar de fala, o lugar do sujeito amoroso que, apaixonadamente, fala de si mesmo diante do outro. A obra explicita um intenso trabalho de citação, em fragmentos e referências ao longo do texto, que se caracteriza pela interpretação e reescrita do discurso do outro. Nossa leitura procura ressaltar essa natureza transformadora do trabalho da citação, exemplificado na atenção a duas das referências mais citadas no livro: Banquete, de Platão, e Werther, de Goethe. Além de corroborar a visão barthesiana de escritura, em que esta tende infinitamente ao citacional, esse trabalho mostra que o leitor, diante de Fragmentos de um discurso amoroso, é também escritor, ou ainda, reescritor do texto.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Roland Barthes claims that his 1997 masterpiece A Lover's Dicourse: Fragments, different then a romance, analysis or description, puts in scene an enunciation in which it is offered a place of speach, the loving subject's place who passionately speaks of himself in front of the other. His masterpiece shows an intense citation work in fragments and references throughout the text which are characterized by interpretation and rewriting of the other's speach. Our reading tries to highlight this transforming nature of the citation work, exemplifying in the attention the two references which are more quoted in the book: anquet, of Plato, and Werther, of Goethe. Besides corroborating the barthesian vision of writing, in which it infinitely tends to the citational this work shows that in A Lover's Dicourse: Fragments the reader is also the writer or still rewriter of the text.pt_BR
dc.format.extent89f.: il. [algumas color.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBarthes, Roland, 1915-1980pt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectAmor na literaturapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLíngua francesa - Discursospt_BR
dc.subjectAmor - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectAmor - Discursospt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO trabalho da citação em fragmentos de um discurso amorosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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