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dc.contributor.authorSouza, Valeria Floriano Machado dept_BR
dc.contributor.otherBega, Maria Tarcisa Silva, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-09T15:25:35Z
dc.date.available2019-12-09T15:25:35Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24891
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva Bégapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 07/07/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 191-212pt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir de um conflito que, primeiramente, se manifestou entre os professores da Faculdade de Filosofia da Universidade do Paraná e das decorrentes posições assumidas, pretendeu-se identificar os espaços ocupados no campo intelectual, reveladores de diferentes encaminhamentos frente a um projeto nacional de educação. Neste sentido, a formação de grupos na Faculdade de Filosofia da Universidade do Paraná, e os conflitos daí decorrentes, revelam não apenas os embates internos, mas também, e principalmente, a inserção destes em determinado campo intelectual. A participação em associações, em grupos de estudos, em revistas literárias ou em espaços de circulação de idéias, indicam as relações que os atores estabeleceram no campo intelectual local e nacional, uma vez que, se pode dizer, as publicações de artigos em revistas de circulação nacional, apontam para concepções teóricas e políticas que se constituíram em elementos de diferenciação entre os grupos.Neste sentido, analisa-se o papel dos intelectuais e suas tomadas de posições frente aos debates educacionais, na década de 1950, e que culminaram nas discussões em torno do projeto de Lei das Diretrizes e Bases da Educação.pt_BR
dc.format.extent212f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectConflito socialpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectTeses - Sociologiapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleDiatribes viperinas e digressões quixotescas : debates intelectuais e projetos educacionais na década de 1950pt_BR
dc.typeTesept_BR


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