dc.contributor.author | Souza, Valeria Floriano Machado de | pt_BR |
dc.contributor.other | Bega, Maria Tarcisa Silva, 1953- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T15:25:35Z | |
dc.date.available | 2019-12-09T15:25:35Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/24891 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva Béga | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 07/07/2009 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 191-212 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A partir de um conflito que, primeiramente, se manifestou entre os professores da Faculdade de Filosofia da Universidade do Paraná e das decorrentes posições assumidas, pretendeu-se identificar os espaços ocupados no campo intelectual, reveladores de diferentes encaminhamentos frente a um projeto nacional de educação. Neste sentido, a formação de grupos na Faculdade de Filosofia da Universidade do Paraná, e os conflitos daí decorrentes, revelam não apenas os embates internos, mas também, e principalmente, a inserção destes em determinado campo intelectual. A participação em associações, em grupos de estudos, em revistas literárias ou em espaços de circulação de idéias, indicam as relações que os atores estabeleceram no campo intelectual local e nacional, uma vez que, se pode dizer, as publicações de artigos em revistas de circulação nacional, apontam para concepções teóricas e políticas que se constituíram em elementos de diferenciação entre os grupos.Neste sentido, analisa-se o papel dos intelectuais e suas tomadas de posições frente aos debates educacionais, na década de 1950, e que culminaram nas discussões em torno do projeto de Lei das Diretrizes e Bases da Educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 212f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Conflito social | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Paraná - História | pt_BR |
dc.subject | Teses - Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | Diatribes viperinas e digressões quixotescas : debates intelectuais e projetos educacionais na década de 1950 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |