Concepções de pais sobre as altas habilidades-superdotaçao dos filhos inseridos em atendimento educacional especializado
Resumo
Resumo: A pesquisa investiga as concepções de pais sobre as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) dos filhos inseridos em atendimento educacional especializado em Sala de Recursos, no que diz respeito aos seus sentimentos e expectativas, sobre o atendimento educacional recebido pelos filhos e os apoios disponíveis. Foram entrevistados doze pais (dois pais e dez mães), cujos filhos frequentam a Sala de Recursos de uma escola pública da cidade de Curitiba, Paraná. Após análise qualitativa dos dados, observa-se que os pais: (a) perceberam características indicadoras de superdotação desde os primeiros anos do desenvolvimento dos filhos; (b) apresentaram reações de pavor, preocupação, incerteza, culpa, responsabilidade, medo, alívio e insegurança, quando foram informados sobre a superdotação dos filhos; (c) compartilharam e dialogaram com pessoas próximas ao convívio familiar e escolar sobre as características observadas em seus filhos quando ainda pequenos, em busca de apoio, informação ou indicação de locais de serviço especializado; (d) definiram AH/SD como uma habilidade acima da média, enquanto que alguns acrescentaram mais um dado a esse conceito: criatividade, comprometimento com a tarefa, problema e diferença; (e) relataram suas dificuldades em lidar com o desenvolvimento sócio-emocional dos filhos; com a discrepância entre o alto potencial dos filhos e o desenvolvimento motor; com o sub-rendimento escolar; com a curiosidade dos filhos; e a solidão de não poderem compartilhar com outros pais suas angústias e dúvidas; (f) declararam-se insatisfeitos com o sistema de avaliação da escola, com a ineficiência do método de ensino e com o despreparo dos professores; (g) mostraram-se satisfeitos com o trabalho desenvolvido na Sala de Recursos; (h) evidenciaram a necessidade de receberem diversos tipos de apoio, tais como: cursos e palestras aos professores para o conhecimento da área, cursos gratuitos para explorar as áreas de interesse dos filhos, vontade política de apoio às AH/SD, ampliação do número de salas de recursos. Conclui enumerando, entre outras sugestões e recomendações, a necessidade de: apoiar os pais e a família por meio de informações e orientações sobre as AH/SD, fomentar o estabelecimento de uma nova dinâmica nas relações professor-família-aluno com AH/SD; ampliar os serviços de atendimento educacional especializado; mobilizar a universidade para que participe ativamente da melhoria do ensino especial, em particular das AH/SD, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, levando em conta o enfoque proposto no presente estudo. Abstract: The research investigates the conceptions on High Abilities/Giftedness (HA/G) of parents of gifted children attending special educational services at a Resource Room, as to their feelings and expectations, the educational services received by their children and available support. Twelve parents (two fathers and ten mothers) whose children attend a Resource Room of a public school at Curitiba city, Parana, Brazil were interviewed. Upon the qualitative analysis of data, it was noted that parents have: (a) perceived giftedness indicators since the first years of development of their children; (b) shown fright, concern, uncertainty, guilt, responsibility, fear, relief and insecurity, when informed about their children.s giftedness; (c) shared and talked about their children.s very early characteristics with acquainted people, relatives and school personnel in search of support, information or directions on special services; (d) defined HA/G as an above average capacity, while some of them added an additional data to such concept: creativity, task commitment, problem and difference; (e) reported their difficulties in dealing with their children.s social and emotional development; discrepancy between their high potential and motor development; school underachievement; curiosity; and their own loneliness when not being able to share their anguishes and doubts with other parents; (f) reported themselves unsatisfied with the school assessment system, inefficient educational methods and unprepared teachers; (g) shown themselves satisfied with the work developed at the Resource Room; (h) evidenced the need of receiving several kinds of support, such as: courses and conferences for the teachers in order they could learn about the area; free courses to explore their children.s interest areas, political will to support HA/G, and increase of the number of Resource Rooms. Among other suggestions and recommendations, the research concludes naming the need to support parents and the family by means of information and guidelines on HA/G, to encourage a new dynamics in gifted student.s family/teacher relationships; to enlarge special educational services; to mobilize universities to take active part in special education improvement, specially for the gifted, in educational activities, research and extension, considering the focus proposed in this study.
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