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dc.contributor.advisorOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Silvana Maura Batista dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T13:40:45Z
dc.date.available2020-07-30T13:40:45Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24853
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 260-274pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em função da relevância da temática "formação de professores" na história da educação brasileira propõe-se caracterizar a configuração curricular das propostas dos cursos de formação de professores de História no período de 1950 a 1970, na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa (FEFCL-PG), a primeira instituição estadual de ensino superior criada no Estado do Paraná. Entre os primeiros cursos, destacam-se o bacharelado em Geografia e História e o Curso de Didática, em funcionamento no período de 1950 a 1965, sobre os quais se faz a identificação das propostas de formação de professores previstas pela legislação nacional vigente na época, interpretadas e expressas na normatização institucional, e concretizadas pelas representações docentes, na construção das configurações curriculares, em sua própria historicidade. Numa perspectiva da história do tempo presente, enfocando a história das instituições educativas, analisa-se o currículo acadêmico em duas dimensões: prescritiva na legislação e, ativa nas representações docentes. No entrecruzamento das fontes eleitas, faz-se o reconhecimento do projeto de formação do professor de Geografia e História, implantado na década de 1950, de acordo com o primeiro modelo de formação de professores no Brasil, baseado no Curso de bacharelado e no Curso de Didática. Na década de 1960, com a nova legislação para a educação brasileira, expressa a LDBEN/1961 e na Lei 5540/68, verificam-se as mudanças ocorridas na proposta de formação de professores, com a criação do Curso de Licenciatura em História na FEFCL-PG/UEPG. Percebem-se as iferenças da proposta desse curso em relação ao anterior, comparando-se, desde a implantação dos cursos, o perfil dos professores formadores, as prescrições curriculares e os currículos ativos construídos nas interpretações e ações dos professores formadores. Com base nesses aspectos analisados conclui-se que, com a criação dos cursos de licenciatura, a formação de professores de História, na referida instituição assumiu as mudanças curriculares propostas pela legislação, protagonizadas pelos antigos e pelos novos professores, que buscaram atualização e se tornaram responsáveis pelas mudanças concretizadas no curso de Licenciatura História, com a integração das disciplinas de formação pedagógica, nas quatro séries do curso, sob a influência das novas concepções historiográficas e educacionais que marcaram a década de 1960.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Em la función de la relevancia de la temática "formación de profesores" en la historia de la educación brasileña y, la carencia de producción historiográfica en el área se propone caracterizar la configuración curricular de los cursos de formación de profesores de Historia en el período de 1950 a 1970 en FEFCL-PG (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciencias e Letras de Ponta Grossa) como la primera institución estatal de enseñanza superior, creada en el estado de Paraná. Entre los primeros cursos, se destacan la Licenciatura en Geografía e Historia y el curso de Didáctica, en funcionamiento en el período de 1950 a 1965 sobre los cuales se hace la identificación de las propuestas de formación de profesores, previstas por la legislación nacional vigente en la época, interpretadas y expresas en la normalización institucional y, concretadas en las representaciones docentes, en la construcción de esas representaciones. En el entrecruzamiento de las fuentes elegidas, se hace el reconocimiento del proyecto de formación del profesor de geografía e historia, implantado en la década de 1950 de acuerdo con el primer modelo de formación de profesores, en Brasil, basado en el curso de licenciatura, al cual se agregaba el Curso de Didáctica. En la década de 1960, con la nueva legislación para la educación brasileña, expresa en la LDBEN/1961 y la Ley 5540/68, se verifican los cambios ocurridos en la propuesta de formación de rofesores, con la creación del curso de Licenciatura en Historia, en la FELCL/UEPG, se perciben las diferencias de la propuesta de ese curso en relación al anterior comparándose desde la implantación de los cursos, el perfil de los profesores formadores, las prescripciones curriculares y los currículos activos construídos en las interpretaciones y acciones de los profesores formadores. Basados en los aspectos analizados se concluye que con la creación de los Cursos de Licenciatura, la formación de profesores de Historia, caso específico, en la referida institución, ha asumido los cambios curriculares propuestos por la legislación, rotagonizados por los antiguos y, por los nuevos profesores, los cuales han buscado actualización, siendo responsables por los cambios concretados en el Curso de Historia, con la integración de las disciplinas de formación pedagógica, en los cuatro años del curso, bajo la influencia de las nuevas concepciones historiográficas y educacionales que han marcado la década de 1960.pt_BR
dc.format.extent286 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistória - Professorespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA formação do professor de história na Faculdade de Filosofia da Universidade Estadual de Ponta Grossa de 1950 a 1970 : propostas curriculares e memórias docentespt_BR
dc.typeTesept_BR


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