Mostrar registro simples

dc.contributor.otherDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorMarczal, Diegopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T14:39:13Z
dc.date.available2024-01-31T14:39:13Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24729
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Alexandre ibrahim Direnept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 20/05/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 39-41pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho, são apresentados os aspectos que justificam a necessidade de se projetar a implementar um controlador genérico de interatividade que possa ser aplicado e reutilizado por diversos objetos de aprendizagem. Os principais objetivos do controlador são detalhados em termos de acesso ao conteúdo e como ele enfatiza os aspectos metacognitivos envolvidos nas tarefas típicas de aprendizagem. Além disso, apresenta-se uma nova abordagem para utilizar os erros cometidos pelo aprendiz como uma ferramenta efi- ciente para reparar e construir o seu conhecimento. A arquitetura e a implementação do arcabouço denominado controlador de acesso reflexivo e retroativo indexado por erros (CARRIE) têm seus módulos principais descritos e exemplificados. Ao final, destacamse as limitações e as perspectivas sobre o mecanismo de retroação ao contexto de erros proposto.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this paper, we present the aspects that justify the need to design and to implement a generic interactivity controller which can be reused for several learning objects. The main objectives of the controller are detailed in terms of access to content and how it emphasizes the meta-cognitive aspects involved in the typical tasks of learning. Moreover, it presents a new approach to use the errors made by the apprentice as a efiective tool to repair and build your knowledge. The architecture and the implementation of the framework called Access Controller refective and retrospective indexed by errors (CARRIE) have their main modules described and exemplified. Finally, we highlight the limitations and perspectives of the retroaction mechanism to context of errors proposed.pt_BR
dc.format.extent55f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectProgramação orientada a objetos (Computação)pt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.titleUm arcabouço que enfatiza a retroação a contextos de erro durante o acesso a conteúdos educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples