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dc.contributor.advisorDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorBinder, Fabio Viniciuspt_BR
dc.date.accessioned2022-11-09T18:35:55Z
dc.date.available2022-11-09T18:35:55Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24713
dc.descriptionOrientador: Alexandre I. Direnept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Exataspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta o sistema tutor Asimov que é composto de um conjunto de ferramentas utilizadas no apoio ao ensino de programação com linguagens imperativas. Estas ferramentas oferecem um rico ambiente de ensino que pode ser explorado livremente pelo aluno através da execução compassada de sua solução com visualização de variáveis. O sistema também fornece, caso solicitado, apoio tutorial sempre que for cometido algum tipo de erro de lógica. O sistema possui diversas características flexíveis que possibilitam o seu uso em variadas situações de ensino/aprendizagem, destacando-se a escolha de diversos graus de granulação do feedback tutorial. Sua independência de domínio permite que um autor altere tanto a sintaxe da linguagem-alvo quanto os enunciados de exercícios propostos para os alunos. Através de um modelo que representa a integração de diversas soluções possíveis (grafo de alternativas e dependências - GRADE) o autor pode limitar as soluções aceitas como corretas e guiar o aluno durante a resolução de problemas dentro das variações desejadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents the tutoring system Asimov that is composed by a set of tools used to support the learning of programming concepts. The tools offer a rich environment that allows the students to freely explore their own solutions. Alternatively, students can be guided by comparisons with the system's solution, whenever logical errors occur. The system is flexible in several manners, for instance, the teacher or the student can change the granularity of the tutorial feedback. Also, the author can change the target-language syntax being taught as well as insert new exercises with solutions to be proposed to the learner. Author can model solutions through a graph of alternatives and dependencies called GRADE. This technique allows the integration of several solutions in one with a reasonable degree of variation while preventing the student from making mistakes or taking erroneous paths.pt_BR
dc.format.extent78f. ; 30cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectSistemas operacionais (Computadores)pt_BR
dc.subjectCiencia da Computaçãopt_BR
dc.titleConceitos e ferramentas para apoiar o ensino de logica de programação imperativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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