Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Helenice Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanaspt_BR
dc.creatorSoares, Lilian Alcantarapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T14:16:06Z
dc.date.available2022-11-17T14:16:06Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24629
dc.descriptionOrientadora : Helenice Rodriguespt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo pretende problematizar uma faceta da relação entre intelectual dissidente, artista e Estado Novo (1937-1945), expressa aqui nas figuras do crítico de arte Mario Pedrosa e do pintor Cândido Portinari. O Estado recém saído da Revolução de 1930, preocupava-se sobretudo com o problema da criação de uma identidade nacional. O Estado Novo buscou legitimar seu regime autoritário através da criação de sofisticados aparatos culturais (DIP e Ministério da Educação) e da mobilização de amplos setores da intelectualidade brasileira ligados ao movimento modernista. Assim, intelectuais de direita e esquerda, provenientes muitas vezes de correntes de pensamento distintas, passaram a integrar os setores culturais estadonovistas, motivados pelo ambicioso projeto de construção da identidade cultural brasileira. Tal integração não significou uma flexibilidade do regime frente a pluralidade de idéias, haja vista que seus opositores, notadamente no caso de Mario Pedrosa, foram banidos do Estado gradativamente, ao longo do governo provisório que antecedeu ao Golpe. Dessa forma, a coerção e a marginalidade imprimiram a marca do projeto político cultural estadonovista. Com o objetivo de mostrar esta tensa relação entre intelectuais, artista e Estado é que resgatamos aqui Mario Pedrosa e Cândido Portinari.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation attempts to problematize one of the facets of the relationship between dissident intellectuals, artists and the Estado Novo (1937-1945), as it materializes in the figures of, both the art critic, Mario Pedrosa, and the painter, Cândido Portinari. The State, which had just gotten out of the 1930 Revolution, was most concerned about the creation of a national identity. The Estado Novo tried to legitimate its rather authoritarian regime through the creation of a sophisticated and ostentatious array of cultural projects, such as the DIP and the Ministry of Education, as well as the mobilization of ample sectors of the Brazilian intelligentsia related to the modernist movement. Thus, left and right wing intellectuals, often originating from different philosophical trends, started to join the cultural sectors of the Estado Novo, driven by the ambitious project of constructing a Brazilian cultural identity. However, such an adhesion did not mean that the regime became less rigid in relation to the plurality of ideas, given that its opponents had been gradually banished from the State - and more especially Mario Pedrosa - throughout the provisional government preceding the Coup d'Etat. Therefore, coercion and delinquency left their marks on the political and cultural project of the Estado Novo. Our objective here is to show this tense relationship between intellectuals, artists and the State by taking the examples of Mario Pedrosa and Cândido Portinari.pt_BR
dc.format.extentvi., 106f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPortinari, Cândido, 1903-1962pt_BR
dc.subjectPedrosa, Mario, 1900-1981pt_BR
dc.subjectPintura modernapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleIntelectual e artista na era vargas : Mário Pedrosa e Cândido Portinari e suas relaçoes com o poderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples