Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEugenio, Marcos Francisco Napolitano dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanaspt_BR
dc.creatorSouza, Miliandre Garcia dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T15:56:19Z
dc.date.available2022-11-11T15:56:19Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24567
dc.descriptionOrientadora : Marcos Francisco Napolitano de Eugeniopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho procura enfocar as discussões e debates sobre a arte engajada no período de 1959 a 1964. Neste curto espaço de tempo, as contradições que emergiram das atividades realizadas pelo Teatro de Arena de São Paulo, pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes e pelo Cinema Novo, foram fundamentais na constituição de linguagens artísticas com traços do conceito nacional-popular. A leitura que se fez da cultura popular, mote para a elaboração de políticas culturais, variou de sentido e significado conforme o referencial teórico de cada protagonista que se dispôs pensar, pressupondo sua função prática, uma definição "correta" de cultura popular. Nesse contexto, de criatividade e efervescência cultural como normalmente se define, o "manifesto do CPC" não representa o pensamento de uma geração de estudantes, artistas e intelectuais que se engajaram às demandas políticas da época. Se, via de regra o documento é apresentado como síntese da produção artística e intelectual de alguma forma vinculada ao CPC, isso se deve ao fato de que, sobretudo na década de 80, pesquisadores e críticos, com intenções específicas, não deram oportunidades a outros interlocutores de se manifestarem. Nessa brecha é que situamos Carlos Lyra. Como criador e mediador cultural, o compositor pode ser analisado ao mesmo tempo como síntese e dissonância dos discursos e debates sobre a cultura popular, sobre a função social da arte e sobre o engajamento do artista de classe média às causas nacionalistas.pt_BR
dc.format.extent214f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte brasileira - Históriapt_BR
dc.subjectArte brasileira - 1959-1964pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleDo Arena ao CPC : o debate em torno da arte engajada no Brasil (1959-1964)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples