Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGregolin, Reny Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorMassi, Gisellept_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T12:42:11Z
dc.date.available2023-03-01T12:42:11Z
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24537
dc.descriptionOrientador: Reny Maria Gregolin Guindastept_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1997pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Linguística de língua portuguesapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho procura estabelecer uma discussão sobre as práticas avaliativas e terapêuticas usualmente envolvidas com a linguagem de crianças portadoras de paralisia cerebral. No primeiro capitulo, apresentamos a caracterização dessa síndrome neurológica e, em seguida, analisamos as colocações de alguns autores que, embasados na noção de lingua como um código de comunicação, falam a respeito da linguagem de paralisados cerebrais. Com o objetivo de superar essa noção, nos voltamos para uma perspectiva discursiva e, tomando por base os estudos realizados por GERALDI e COUDRY, nos colocamos contra as práticas tradicionais, pois consideramos que a linguagem deve ser analisada e acompanhada a partir de seu uso efetivo, na interação verbal. Com a finalidade de expandirmos nosso conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem na infância, transitamos, no segundo capitulo, pelas teorias que estudam a aquisição da linguagem, destacando a ótica sócio-interacionista assumida por LEMOS e as pesquisas realizadas por PERRONI sobre o desenvolvimento do discurso narrativo oral. Por fim, no terceiro capitulo, apresentamos uma análise das produções lingüisticas de uma criança portadora de paralisia cerebral, evidenciando o desenvolvimento gradual de sua capacidade de narrar, na interação com o adulto.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this research was to discuss evaluation and therapeutical procedures related to language commonly used with children who have cerebral paralysis. Chapter one first presents the characteristics of this neurogical syndrome. Then it analyzes some traditional ideas about language spoken by children with cerebral paralysis. These ideas are based on the notion that language is a code of communication. This study is opposed to these traditional procedures and adopts GERALDI and COUDRY'S views towards language. Based on these views, language will be analyzed and studied for therapeutical purpose taking into consideration its use in verbal interaction. Aiming at the expansion of our knowledge about the development of language in children, chapter two presents theories of language acquisition giving emphasis on a social-interactive approach studied by LEMOS. It also presents surveys conducted by PERRONI about the development of oral narrative discourse. The last chapter presents an analysis of linguistic productions of a child who has cerebral paralysis showing the gradual development of her capacity of narration when interacting with an adult.pt_BR
dc.format.extentvi, 134 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAquisição de linguagem - Paralisia cerebralpt_BR
dc.subjectCrianças com paralisia cerebralpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleLinguagem e paralisia cerebral : um estudo de caso do desenvolvimento da narrativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples