dc.contributor.advisor | Weinhardt, Marilene, 1952- | pt_BR |
dc.contributor.author | Harmuch, Rosana Apolonia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-11T22:27:44Z | |
dc.date.available | 2020-05-11T22:27:44Z | |
dc.date.issued | 1997 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/24535 | |
dc.description | Orientador : Marilene Weinhardt | pt_BR |
dc.description | Autor não autorizou a divulgação do arquivo digital | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 29/08/1997 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração : Literatura brasileira | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A tendencia de criar obras em que a ficção e a história se mesclam é perceptível nas produções literárias contemporâneas brasileiras bem como nas de outros países. Dentro desse interesse pelo passado, uma particularidade vem se firmando: a de fiecionalizar personalidades da historia da literatura. Este trabalho tem por objetivo analisar A última quimera, obra cuja autora, Ana Miranda, ficcionaliza o poeta Augusto dos Anjos. Para tanto, primeiramente fez-se necessária uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre os discursos histórico e ficcional. Na tentativa de compreender melhor o texto da autora, o passo seguinte foi o de repensar os conceitos de romance e de romance histórico, principalmente por ser bastante visível o parentesco entre as produções ficcionais de caráter histórico na atualidade e o romance histórico do século XIX. Apesar das similaridades com o romance mais tradicional, obras como A última quimera apresentam inovações no modo de narrar que as aproximam do pósmoderno, por isso receberam por parte de alguns teóricos novas denominações, de modo que tentei compará-la com o que foi proposto como traço distintivo por dois teóricos em especial. Na segunda parte do trabalho, passei ao estudo propriamente dito do texto, buscando compreender como o personagem Augusto dos Anjos havia sido construído. 'A forma de um mamífero vetusto', modo como o próprio Augusto se caracterizou, e como a crítica literária acabou de certa forma oficializando, não foi contestado na narrativa. Em 'Os fantasmas harnléticos dispersos' estão os três poetas cujas trajetórias se entrecruzam: Augusto, Olavo Bilac e o narrador. A seguir, em 'A sereia falaciosa', há a análise do discurso histórico presente na obra e, na seqüência, o universo feminino do princípio do século delineado pela autora. Percebendo a obra como um 'leão feito de carneiros assimilados', ou seja, como um discurso composto de vários outros, analisei o modo como esses foram colaborando D ar3. A 111 anuícncao d.A visão estereotipada de Augusto dos .Anjos e ao mesmo tempo foram sutilmente nos colocando diante do questionamento da instauração do cânone literário. | pt_BR |
dc.format.extent | vii, 122 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Anjos, Augusto dos - Ficção | pt_BR |
dc.subject | Miranda, Ana - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Historia na literatura | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Letras | pt_BR |
dc.subject | CNPq | pt_BR |
dc.title | A última quimera : entre a ficção e a história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |