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dc.contributor.advisorRenaux, Sigrid, 1938-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorOliveira, Eliana Pineschi dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-09T17:17:03Z
dc.date.available2022-11-09T17:17:03Z
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24512
dc.descriptionOrientador : Sigrid Paula M. L. S. Renauxpt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1990pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Literaturas de língua inglesapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como propósito uma abordagem ampla e profunda de três grandes obras do dramaturgo inglês Peter Shaffer - The Royal Hunt of the Sun, Equus e Amadeus, através de uma análise minuciosa, que permita levantar nos textos os elementos reveladores da carga cultural, dramática e situacional do autor, a fim de que se verifique que sua obra, sob diversificada forma dramática, porém com uma temática recorrente, traduz o drama moderno procedente da nova ordem social e que apresenta a revalorização do Humanismo e o reencontro com o deus - a fé - como alternativa para o preenchimento do vácuo existencial em que vive o homem contemporâneo. Na Introdução, discorremos, primeiramente, sobre a polêmica gerada pela critica em torno da variedade de técnicas teatrais empregadas pelo autor e apresentamos um esboço biográfico com os dados mais significativos de sua vida e produção dramática, que configuram a relevância da posição ocupada pelo autor no drama atual. A seguir, apresentamos os pressupostos teóricos que nos conduziram à escolha do modelo analítico de Thomas E. Porter, que se alicerça na relação intima entre drama e cultura - o "dramatic milieu" como denomina seu mentor, aliado às idéias desenvolvidas pelo crítico literário George Lukács a respeito do que convencionou ser o drama moderno - o novo drama proveniente das dimensões sociais determinadas pelo advento da sociedade moderna. Em The Royal Hunt of the Sun, Equus e Amadeus, quando fazemos o exame em separado destas obras, averiguou-se que: as três obras revelam o partilhar recíproco do autor e público com o meio comum em que estão inseridos e, principalmente, a influência que este último exerce na composição da obra; esta influência circunstancial - o "dramatic milieu", que a fim de facilitar o estudo estruturou-se em três grandes áreas, está evidenciada nas três péças da seguinte forma: - no uso irrestrito que o autor faz de sua bagagem cultural, traduzido nos "motifs" e imagens consagrados pela tradição ocidental - mitos, lendas, histórias, rituais, símbolos, valores - que têm presença marcante nos dramas apreciados, no variado emprego de convenções e recursos do Drama, desde aqueles que remontam aos primordios de seu aparecimento até as tendências mais recentes, na contemporaneidade de sua expressão, tanto em forma quanto em conteúdo, da conjuntura sócio, política e cultural imediata a que está circunscrito; - ao refletir o circunstancial acima mencionado, estas obras retratam o drama moderno emanado da nova organização social determinada pela ascensão da classe burguesa; - o autor denota grande versatilidade ao empregar diversas técnicas dramáticas, adequando-as aos seus textos; - apesar do uso múltiplo da herança dramática, há uma temática; recorrente a perpassar as obras, que trata da problemática do homem moderno de dar significado à sua existência, refletida na sua incapacidade e antagônica necessidade de relações com o outro e com um deus; - no repetir desta temática, e nas formas de sua colocação, está embutida a proposta do artista de redescoberta e restauração dos valores humanísticos e da fé, como resposta para a angústia existencial do homem moderno. Na Conclusão, demonstramos, por meio da convergência das três obras sob os aspectos acima assinalados, como a dramaturgia shafferiana, que tem patenteada sua importância no drama contemporâneo, configura o drama moderno teorizado por Lukács, com uma firme proposição a favor do Humanismo e da fé em um deus como opção para a instabilidade da existência humana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of the present dissertation is an ample and deep approach of three major works of the British playwright Peter Shaffer - The Royal Hunt of the Sun, Equus, and Amadeus, through a thorough analysis which will enable to detect, in the texts, the author's revealing cultural, dramatic and situational elements, showing that his work, under different dramatic forms but nevertheless pervaded by a recurring theme, depicts the modern drama which comes from the new social order and which revalues Humanism and the encounter with the god - Faith - as an alternative for the fulfilment of contemporary Man's existential void. In the Introduction we discuss, firstly, the argument of critics over the variety of theatrical techniques employed by the author and we present a biographical outline containing the most significant facts in his life and his dramatic works, confirming his position in current drama. Next, we present the theoretical assumptions which led us to choose Thomas E. Porter's analytical model, based upon the intimate relationship between drama and culture - the "dramatic milieu" as called by its mentor, plus literary critic George Lukács' ideas concerning modem drama - the drama deriving from social dimensions determined by modern society. Examining Shaffer's works The Royal Hunt of the Sun, Equus, and Amadeus separately, we realized that: - the three works show the author's and the audience mutual involvement with the common milieu in which they belong and, especially, the influence the latter has over the work's composition; - such circumstantial influence - the "dramatic milieu", which in order to render the study easier was structured upon three large areas - can be seen in the three plays as follows : - the unrestricted way the author uses his culture, shown through the "motifs" and images acclaimed by the western tradition - myths, legends, stories, rituals, symbols, values - strongly present in the studied plays, the extensive use of dramatic conventions and devices, ranging from the earliest to the most recent trends, the contemporariness of its expression, concerning both form and meaning, of the immediate cultural and sociopolitical circumstances; - reflecting on the above, these works depict the modern drama which originates from the new social organization determined by the rise of the bourgeoisie class; - the author shows great versatility in using different dramatic techniques, adjusting them to his texts; - in spite of the dramatic heritage's multiple use, there is a recurring theme throughout the works, pertaining to modern Man's struggle to give life some meaning, shown in his incapacity and antagonic need to relate to others and to a god; - as he repeats this subject-matter, and according to the way he puts it, the artist proposes a rediscovery and a restoration of humanistic values and of faith, as answer to modern Man's existential anguish. In the Conclusion we demonstrate, having studied the three works under the above mentioned aspects, how Shaffer's dramaturgy, the importance of which is confirmed in contemporary drama, projects Lukács' modern drama, with a strong proposition in favour of Humanism and faith in a god as an alternative to the instability of human existence.pt_BR
dc.format.extent161 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectShaffer, Peter - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectLiteratura inglesa - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleA questão do Deus e do humanismo em The Royal Hunt of the Sun, Equus e Amadeus de Peter Shafferpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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