Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKulczynskyj, Wolodymyr, 1928-pt_BR
dc.contributor.authorPugsley, Maristelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T15:01:22Z
dc.date.available2020-03-11T15:01:22Z
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24389
dc.descriptionOrientador: Wolodymyr Kulczynskyjpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1990pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Língua inglesapt_BR
dc.description.abstractAbstract : Our purpose in this work is to analyze the role of figurative language in advertising from the linguistic point of view. Since it was necessary to limit the field of our research we decided to restrict our investigation to the tropes (metaphor, metonymy and synecdoche) in the language of press advertising, particularly of magazines. Based on LEECH's concept of deviation we selected the material, which was classified according to some previously established criteria. These criteria were obtained from a thorough analysis of the theories which best applied to our research. After the material was classified we worked with the interpretation of the tropes. Our objectives were, basically, to establish some criteria for the analysis of the advertising texts, to develop a classification matrix for the selected material, and to provide a guide for the interpretation of the tropes. With these objectives in mind we were able to conclude that the tropes, which are important constituents of the advertising language, represent deviations from the linguistic code because they require special interpretation. In regard to their use in advertising they can be classified according to the following aspects: definition, process of association, parts and types, which are the ground for the interpretation of the message. Our ultimate aim was to produce a valuable work which would benefit those who read it. Therefore we believe that this dissertation can be useful for teachers and learners of English as a foreign language, translators, advertisers or people in general who are interested in the language of advertising.pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob o ponto de vista lingüístico, a linguagem figurada ern anúncios publicitários encontrados em revistas de lingua inglesa. Como era importante delimitar uma área para a pesquisa, resolvemos restringir a nossa investigação ao uso dos tropos (metáfora, metonimia e sinèdoque) na linguagem publicitária, tendo como fonte exclusiva anúncios impressos em revistas. A partir do conceito de desvio apresentado por LEECH selecionamos o material, que foi classificado de acordo com critérios previamente estabelecidos. Estes critérios foram obtidos através de uma análise cuidadosa das teorias mais apropriadas à nossa pesquisa. Depois da classificação do material começamos a trabalhar na interpretação dos tropos. Nossos objetivos neste trabalho foram, basicamente, estabelecer critérios para a análise dos anúncios, desenvolver um sistema para classificar o material selecionado, e elaborar uma espécie de guia para a interpretação dos dados. Com base nestes objetivos concluimos que os tropos, componentes importantes da linguagem publicitária, representam desvios do código lingüístico porque exigem interpretação especial a partir de uma leitura cuidadosa. Em relação ao seu uso na publicidade os tropos podem ser classificados de acordo com os seguintes aspectos: definição, processo de associação, partes e tipos, os quais são a base para a interpretação da mensagem. Sempre foi nosso alvo produzir um trabalho de valor que beneficiasse todos que o lessem. Por isso cremos que esta dissertação pode ser útil a professores e estudantes de inglês como lingua estrangeira, tradutores, anunciantes ou qualquer pessoa que tenha interesse na linguagem publicitária.pt_BR
dc.format.extentx, 143 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAnuncios - Redaçãopt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Figuras de palavraspt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleFigurative language and its use in press advertisingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples