dc.contributor.advisor | Costa, Marta Morais da, 1945- | pt_BR |
dc.contributor.author | Dória, Lilian Maria Fleury Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T20:05:41Z | |
dc.date.available | 2020-06-04T20:05:41Z | |
dc.date.issued | 1995 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/24385 | |
dc.description | Orientador : Marta Morais da Costa | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1995 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração : Literatura brasileira | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A SOCIEDADE DESNUDA: Um Caminho do Drama Moderno Brasileiro investiga uma linhagem do drama moderno brasileiro que se fundamenta na tríade memória-tempo-linguagem. As peças analisadas são Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues, Ras Io Atrás de Jorge Andrade, Reveillon de Flávio Márcio, No Natal A Gente Vem Te Buscar de Naum Alves de Souza e Rasga Coração de Oduvaldo Vianna Filho. A análise destas cinco peças abrange as relações do teatro com a sociedade brasileira, com a história, com a psicanálise, a filosofia e a estética. São investigadas ainda as relações destas peças com as características de modernidade e afinidades com movimentos artísticos, como o expressionismo. Na relação entre os textos e entre estes e a sociedade brasileira, evidenciou-se a ocorrência do dialogismo que a pesquisa tenta averigüar. A fim de investigar o desnudamento da sociedade brasileira presente nestas peças, completa-se a análise com a indagação a respeito de personagens e do espaço cênico. As relações entre encenação e escrita dramática são analisadas nesta dissertação, compreendendo o papel significativo da palavra no teatro aliada ao movimento e à vitalidade que cada encenação poderá trazer. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: THE UNDRESSED SOCIETY: one of the ways of Modern Brazilian Drama investigates one type of modern Brazilian drama which is based upon the following three elements: memory - time - language. Vestido de Noiva by Nelson Rodrigues, Ras to Atrás by Jorge Andrade, Reveillon by Flávio Márcio, No Natal A Gente Vem Te Buscar by Naum Alves de Souza, and Rasga Coração by Oduvaldo Vianna Filho were the analyzed plays in this paper. The relationship among Brazilian theater and Brazilian society, psychoanalysis, philosophy an aesthetics was analysed in the five plays. Moreover the relationship between these plays and modem characteristics was investigated, and the affinity with artistic movements such as the expressionism as well. The relatioship between the texts and the Brazilian society revealed a dialogism which was investigated in this paper. In order to investigate the undressing of the present Brazilian society in these plays, we searched out the characters. The relationship between staging and the dramatic writing was analyzed in this dissertation by involving the meaningful role of the theather word which is supported by the movement and vitality in each staging moment. | pt_BR |
dc.format.extent | 126 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teatro - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Letras | pt_BR |
dc.title | A sociedade desnuda : um caminho do drama moderno brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |