Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReichmann, Brunilda Tempel, 1946-pt_BR
dc.contributor.authorDitterich, Enio Josépt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-04-28T20:54:22Z
dc.date.available2020-04-28T20:54:22Z
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24372
dc.descriptionOrientador : Brunilda Tempel Reichmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 1990pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Literaturas de língua inglesapt_BR
dc.description.abstractAbstract: Through the present thesis we intend to demonstrate how the North-American writer John BARTH uses his fiction as a vehicle for his aesthetic and literary doctrines as well as his philosophical and moral interpretation of modern society. The .introduction provides a background of the post-war panorama in the United States of America, emphasising the changes that were happening, mainly in the literary field, where the nihilistic as well as existentialist doctrines would influence most young writers, including John BARTH. Next we make a summary of Barth's literary production from 1956 to 1979, showing a possible project the author had in mind while writing his books, stressing his scholar/wr.iter characteristics. Then we concentrate more and more in Barth's nove1 The End of the Road, which is the core of this work. Interpreting the novel as an allegory of the fictional creation we analyse it as part of that project, where the author uses it in order to demonstrate the opposite tendencies in North-American literature during the 50's, with one group looking backwards and still developing neorealistic novels, while another one was looking forwards, trying to find out new alternatives which would form the basis for Post-Modernism. Analyzing the characters in more details, we try, then, to prove their possible use by the author as his own avatars as well as representatives of the current theories, while the plot is shown as art allegory of the struggle between the opposite currents. In the conclusion we stress John Barth's theory that the traditional literary genres are exhausted and the modern writer should face the fact that he can only use them in a farcical way, through conscious imitation, a technique which demands knowledge, research, capacity and craftsmanship.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente tese pretende demonstrar o uso que o escritor norte-americano John Barth faz da ficção como veiculo de propagação de seus princípios estético- literários, bem como de sua interpretação filosófico-moral da sociedade contemporânea. A .introdução apresenta as transformações ocorridas no panorama intelectual norte-americano de pós guerra, mormente no plano literário, onde? as doutrinas niilistas e existencialistas exerceriam grande influência, delineando o arcabouço filosófico do escritor e pensador. A seguir, faz-se um apanhado geral da obra de BARTH, mostrando um possível projeto do autor ao escrever seus livros; destaca-se aí a dualidade pensador/escritor, concentrando-se cada vez mais na obra The End of the Road, que ê a base da tese. Interpretando-se esse romance como uma alegoria da criação ficcional, analisa-se a mesma como parte de um projeto maior, tendo-se o autor utilizado dela com o fito de confrontar as tendências antagônicas da .literatura norte americana dos anos 50, onde duas correntes se destacam: uma voltada para a ficção neo-realista já existente e outra, onde BARTH se inclui, buscando novas alternativas, que formariam as bases do Pós-Modernismo. Através da análise" especifica das personagens, procura-se, então, comprovar sua possível utilização pelo autor como porta-vozes das correntes vigentes e servindo a trama do romance? como uma alegoria do conflito tanto externo quanto interno entre as duas tendências dominantes. Conclui-se enfatizando a teoria de BARTH de que os gêneros literários tradicionais estariam exauridos, restando ao escritor moderno uma reutilização - ou "revisita" - das formas existentes, uma imitação consciente, ou paródia, como solução, o que requer conhecimento, pesquisa, capacidade e perícia por parte daqueles que se dispuserem a aceitar o desafio.pt_BR
dc.format.extentv, 132 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBarth, John - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura americana - Séc. XXpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleJohn Barth's The end of the road : an allegory of the fictional creationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples