Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArns, Otília, 1923-pt_BR
dc.contributor.authorRippel, Zilma Iára Bandeirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T18:59:31Z
dc.date.available2020-06-19T18:59:31Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24352
dc.descriptionOrientador : Otília Arnspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1983pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Língua inglesapt_BR
dc.description.abstractAbstract : The aim of this research is to make an analysis of the segmental features of pronunciation among first year undergraduate students of English at the Federal University of Paraná. We have chosen this group in order to detect what their main problems are, those involving vowels, consonants(aspiration of the plosives /p.t.k./). This research involves a study of the phonology of the English language compared with the phonology of the Portuguese language. We have chosen a text from "Practice and Progress" by L.C. Alexander, for pre-intermediate students . (p.53) ; which was recorded by the students and by a native speaker at the language laboratory. After the recordings, we made a broad phonetic transcription of it. Then, we compared the native-speaker's transcription with the students' in order to find out the main problematic areas. After quantifying the errors, we started thé classification of the errors according to linguistic and psycholinguistic. perspectives. We have included in this research not only a review of the literature on the factors which affect pronunciation but also a review on error analysis. Having found the main areas of error involving the first year undergraduate students of English, it is our aim to suggest a few teaching strategies to cope with the students' problems in order to minimize them and make it possible for this group to leave the University with a better standard of English pronunciation.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objetivo analisar as características segmentais de pronúncia dos alunos do 19 ano de Graduação em inglês da Universidade Federal do Paraná, (1981) . Estas características se referem ã pronúncia de vogais e consoantes, (aspiração das plosivas /p,t,k/). Esta pesquisa abrange um estudo comparativo das fonologías da língua inglesa e portuguesa. Escolhido o texto do livro "Practice and Progress" de L.G. Alexander para alunos intermediários /p.53) passamos para a gravação do mesmo pelos alunos no laboratório de língua, individualmente. Após a gravação do mesmo texto por um falante nativo, partimos para a fase de transcrição fonética. Comparando a transcrição fonética feita dos alunos com a do falante nativo pudemos observar quais os erros que ocorreram com maior freqüência. Feita a quantificação dos erros, a nova fase foi a discussão dos resultados em duas perspectivas: lingüística e psicolinguística. Incluímos também neste trabalho uma revisão bibliográfica dos fatores que afetam a pronúncia, como também uma revisão da classificação de erros. Concluímos que tendo encontrado as áreas que apresentam maiores dificuldades para os alunos do 19 ano achamos importante a sugestão de estratégias de ensino para minimizar estes erros dando aos alunos a oportunidade de, ao deixarem a Universidade apresentarem um melhor nível no que se refere à pronúncia da língua inglesa.pt_BR
dc.format.extentvii, 88 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Pronunciapt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Pronuncia estrangeirapt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Estudo e ensino (Superior) - Paranápt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleAn Analysis of segmental features of pronunciation among first year undergraduate students of english at the Federal University of Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples