Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJordão, Clarissa Menezes, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T21:27:52Z
dc.date.available2020-05-08T21:27:52Z
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24348
dc.descriptionOrientador: Anna Stegh Camatipt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Em The Skin of Our Teeth Thornton Wilder antecipou tendências atuais da literatura,.como o uso da parodia e de recursos metateatrais, o que já é suficiente para colocá-lo em local de destaque na literatura norte-americana. Além disto, Wilder também lidou com temas da filosofia oriental como o holismo ou a essência ecológica da vida, que se constitui atualmente numa das principais preocupações da arte e da ciência. De início, na introdução deste estudo, fazemos um apanhado geral do trabalho de Thornton Wilder principalmente como dramaturgo, posicionando The Skin of Our Teeth em relação à obra do escritor como um todo, além de antecipar algumas das características mais marcantes da peça. A segunda parte deste estudo visa determinar o gênero da peça. Após uma breve revisão de tragédia e comédia como gêneros distintos, teorizamos sobre a fusão de ambos em um gênero misto, e finalmente concluímos que a peça é uma comédia satírico-paródica . O terceiro 'capítulo desenvolve-se em torno do papel do público num espetáculo teatral. Duas teorias importantes, a de Umberto Eco e a de Brecht, são discutidas e relacionadas ã peça, principalmente na ênfase que conferem ao aspecto social da linguagem e da arte, e também à participação do público/leitor na produção de uma obra literária. 0 quarto capítulo ocupa-se do espelhamento dos" dois níveis de encenação - um que se relaciona diretamente à representação da representação da peça (série da encenação), o outro ligado à ação propriamente dita, ou seja, ao desenvolvimento do enredo dos Antrobuses (série do encenado). Ë como se houvesse várias peças em uma 'única - mas como cada peça reflete ou espelha as outras, elas são na verdade uma e a mesma, como única é e tem sido sempre a humanidade que a peça passa em revista. Portanto, a análise da peça nesta dissertação gira em torno de dois eixos principais: o social e o metateatral. No âmbito social concentramo-nos nas implicações do mito e do tempo na avaliação que Thè Skin of Our Teeth faz da humanidade. A peça vê o homem em sociedade, concentrando-se mais nos aspectos sociais do que individuais da vida - não apenas o conteúdo, mas também a estrutura da peça reflete a preocupação do dramaturgo: os recursos moe tía teatrais contribuem para reforçar e aprofundar o significado da peça, reproduzindo através da forma o que transmite o conteúdo, e vice-versa. Ao lado da revisão da evolução social realizada na peça, destacamos o mito, o tempo e a idéia oriental de complementaridade (ao invés da oposição ocidental). Atando o conteúdo ã estrutura, pretendemos demonstrar que há uma forte integração entre o que a peça discute e como esta discussão acontece. Ao encerrar este estudo destacamos as semelhanças entre a mecânica da atuação e da vida social, aproximando a realidade teatral e a teatralidade da vida, a fim de deixar claro que tal proximidade acontece tanto no conteúdo social da série do encenado, quanto na estrutura metateatral da série da encenação em The Skin of Our Teeth.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In The Skin of Our Teeth Thornton Wilder has anticipated some modern literary tendencies such as the overt use of both parody and metatheatrical devices, what is sufficient to confer on him an important position in American literature. He has also dealt with oriental themes like holism or the ecological essence of life, which' nowadays is one of the main concerns of science and arts. To start with, in the introduction to this study we have an overall view of Thornton Wilder's work, focusing on his production as a playwright and placing The Skin of Our Teeth among his work, as well as anticipating some outstanding characteristics of the play. The second part of this study seeks to determine the genre of the play. After a brief review of tragedy and comedy as separate genres, we proceed to theorize on mixed modes of drama, and finally conclude that the genre of the play is a combination of satire, parody and comedy. The third chapter -evolves around the role of the audience in a theatrical performance. Two important theoretical approaches are discussed (those of Eco and Brecht) and related to the play mainly in their emphasis on the social aspect of language and art, and also on the participation of the audience/ reader in the production of a literary piece. The fourth chapter deals with the mirroring of two layers of performance - one which directly concerns the acting of the acting of the play (acting series), and another related to action itself, that is, the development of the plot involving the Antrobuses (plot series). It is as if there were many plays in one - but since each reflects or mirrors the others, they are in fact one and the same, as one and the same is: and has been the humanity it revisits. Therefore, the analysis of the play in this study is based on two main points: the social and the metatheatrical. Concerning the social scope, we focus on the implications of myth and time on the evaluation The Skin of Our Teeth makes of society throughout all times. The play views man in society, focusing on social rather than individual aspects of life - not only the content, but also the structure of the play reflect the playwright's concern: the metatheatrical devices contribute to strengthen and deepen the meaning of the play, reproducing by means of form what is conveyed through content, and vice-versa. At the close of this study we foreground the similarities between the mechanics of acting and those of social life, bringing together the reality of the theatre and the theatricality of life, in order to make clear that this proximity is developed not only in the social çontent of the plot series, but also reinforced in the metatheatrical structure of the acting series of The Skin of Our Teeth. In addition to that, we discuss myth, time and the Oriental ; idea of complementarity (rather than Western opposition) within the review of social evolution that takes place in the play. Thus linking content to structuré once again, we aim at showing that there is a strong integration between what the play discusses and how it does it.pt_BR
dc.format.extent140 f. ; 29 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisher[s. n.]pt_BR
dc.subjectWilder, Thornton - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura americanapt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleThe skin of our teeth : sociedade em revistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples