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dc.contributor.advisorArns, Otília, 1923-pt_BR
dc.contributor.authorDalmolin, Eva Cristina Rodrigues Avelarpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T16:54:19Z
dc.date.available2019-12-03T16:54:19Z
dc.date.issued1978pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24325
dc.descriptionOrientador: Otília Arnspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1978pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação foi um trabalho prático realizado com dois grupos de alunos do primeiro período semestral do Curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Paraná, em 1978. Antes do início das experiências, os 46 alunos da disciplina de Língua Inglesa I foram submetidos a pré-testes de Competência Comunicativa, Competência Gramatical e questionários nos quais revelariam suas atitudes em relação a aprendizagem de Inglês. Depois destes testes os alunos foram divididos em dois grupos do mesmo nível. Um grupo foi chamado "Grupo de Controle" enquanto que o outro foi chamado de "Grupo Experimental". Os dois grupos tinham aulas práticas de gramática cinco vezes por semana, durante 13 semanas. Além disso eles também participavam em três sessões experimentais, nas quais o grupo de controle tinha prática de laboratório e o grupo experimental praticava exercícios de conversação (TRANSACTIONAL DRILLS). O objetivo destas três sessões experimentais era desenvolver a competência comunicativa oral dos alunos. Depois do período de 13 semanas experimentais os alunos de ambos os grupos foram submetidos a pós-testes de Competência Comunicativa e Competência Gramatical além do questionário de atitude em relação ao aprendizado de Inglês. De acordo com os resultados obtidos nos pós-testes não havia nenhuma diferença entre os dois grupos quanto a competência gramatical e atitude em relação ao aprendizado de Inglês. Por outro lado o grupo experimental que havia praticado "Transactional Drills" era bastante superior ao grupo de controle em termos de Competência Comunicativa de acordo com os resultados obtidos no pós-teste de Competência Comunicativa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation was a practical study which dealt with two groups of the first semester of English Language Learning of the Letters Course at the Federal University of Parana, in 1978. Before we began the experiments the 46 students attending ENGLISH LANGUAGE ONE were given tests of Communicative Competence, Grammatical Competence and an Attitudinal questionnaire towards the learning of English. After these tests two standardized groups were made up. One of the groups was called THE CONTROL GROUP and the other one was called THE EXPERIMENTAL GROUP. The two groups attended grammar sessions five times a week for a period of 13 weeks. In addition they attended three experimental sessions in which THE CONTROL GROUP had LAB DRILLS and the EXPERIMENTAL GROUP had TRANSACTIONAL DRILLS. The goal of the three experimental sessions was to develop students' oral communicative competence. After 13 experimental weeks the students of both groups were given post-tests of Communicative Competence and Grammatical Competence plus an Attitudinal questionnaire towards the learning of English. There was an absence of differences between the two groups according to the scores obtained by the students on the test of Grammatical Competence and the figures obtained on the Attitudinal questionnaire. On the other hand THE EXPERIMENTAL GROUP which had practised TRANSACTIONAL DRILLS was far superior to the CONTROL GROUP according to the scores obtained on the test of COMMUNICATIVE COMPETENCE at the end of the school semester.pt_BR
dc.format.extentx, 169 p. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAn experiment in transactional drillspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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