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dc.contributor.otherGil Filho, Sylvio Fausto, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorSilva, Alex Sandro dapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T18:21:01Z
dc.date.available2024-04-04T18:21:01Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24183
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 02/06/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 148-153pt_BR
dc.description.abstractResumo: O campo religioso brasileiro, por muito tempo dominado pelo catolicismo, vem nas últimas décadas passando por uma relevante alteração. O forte crescimento do movimento pentecostal incitou intensas reflexões acadêmicas. Porém, tal movimentação atingiu timidamente o pensar geográfico. Mesmo portando a disciplina extensa tradição em estudos sobre o espaço da religião, pouco se teorizou a respeito do pentecostalismo. No intento de construir uma teorização sobre o tema, optou-se por estudar a espacialização da Igreja Internacional da Graça de Deus, denominação que surgida no final da década de 70 se destaca no cenário religioso por fazer grande uso da mídia para difusão de seus preceitos religiosos. Com apoio teórico-metodológico de viés antropológico, pôde-se vislumbrar que a espacialização da Igreja Internacional da Graça de Deus se estrutura, primeiramente, através da objetivação das experiências sensíveis de seu fundador numa linguagem religiosa. Tal forma de objetivação impele o líder religioso a agir pela difusão de sua verdade religiosa, o desenvolvimento desse ímpeto pessoal se desdobra na fundação da Igreja Internacional da Graça de Deus, a qual servindo de púlpito às enunciações do líder fundador se reestrutura constantemente através da conversão de pessoas e espaços. O discurso religioso possui de forma latente uma geografia para a ação de seu possível fiel. Assim, quando os enunciatários passam a nominar suas experiências com o mundo através do conhecimento religioso difundido pela Igreja, são levados a agir conforme esses preceitos. Junto disso ocorre uma ressignificação do espaço, no qual ao membro surgem novos itinerários e missões. Dessa forma, na medida em que funções exercidas em determinadas frações do espaço são requalificadas, os ambientes pelos quais são realizadas as ações cotidianas mudam. Através disso a organização religiosa se fortalece, novos pastores e templos surgem, novas espacializações são efetivadas, constantemente é o espaço conquistado e por essa conquista é o discurso legitimado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Brazilian religious field was always dominated by Catholicism, however, at last three decades, this is changing. Pentecostal churches have had strong growth in this country. This phenomenon stimulates intensive academic reflections, principally made by social sciences researchers. Even if space of religion is a traditional approach in geography studies, few geographers had written about Pentecostalism in Brazil. For this reason, the aim of this dissertation is to analyze and theorizing the spatialization of International Church of the Grace of God. In an anthropological perspective, the first step in spatialization of this Church was a linkage between sensitive experiences of leader with religious language. Remeaning desires and dreams in a religious language, the leader was impelled to act by diffusion of your religion truth. Become a Christian missionary, he established the International Church of the Grace of God. In the same way, this church are constantly enlarged and restructured by conversions. It occur when someone link personal experiences with the religious knowledge diffused. Religious language has an embryonic geography to quotidian personal actions. When followers begin to signify their experiences via the knowledge transmitted by Church, they are forced to act following the religious precepts. As a result, the world receives another mean and new missions starts. The functions implemented in some fractions of space are reclassified and locations to day-to-day actions are changed. New preachers and temples emerge, new spatializations appear and constantly space of this religious organization expands.pt_BR
dc.format.extent153f. : il. [algumas color.], grafs., mapas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectReligião e geografiapt_BR
dc.subjectGeografia humanapt_BR
dc.subjectPentecostalismopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleReligião e espacialização : o caso da Igreja Internacional da Graça de Deus.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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