Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBueno, Julianapt_BR
dc.contributor.otherGarcía, Laura Sánchez 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2010-07-27T13:10:10Z
dc.date.available2010-07-27T13:10:10Z
dc.date.issued2010-07-27
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24146
dc.description.abstractResumo: A percepção leiga das dificuldades que as pessoas com necessidades especiais, mais es- pecificamente os surdos, enfrentam para sua plena inclusão social determinou a motivação do presente trabalho. Este partiu do princípio da necessidade de contribuir para o apren- dizado do Português por crianças surdas que têm a Libras como sua primeira língua. Com este intuito, pensou-se que um ambiente via Internet que atraísse as crianças para conver- sas informais e, posteriormente, para atividades de expressão (oral e escrita), projetado levando em consideração suas características especiais, seria proprício. A idealização do ambiente necessitou de uma extensa pesquisa como passo metodológico fundamental, do qual originou-se a identificação de três conjuntos de requisitos que deram lugar a umas possi- bilidades do ambiente e as linhas gerais das soluções de interface e interações. Finalmente, foram descritas as características gerais do artefato tecnológico buscado, que consistem numa relação de aplicações a fazerem parte da ferramenta, dos requisitos que devem ser atendidos na sua realização é num esboço preliminar da sua arquitetura.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleRequisitos para um ambiente de comunicação como ferramenta de apoio à alfabetização bilingue de crianças surdaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples