Mostrar registro simples

dc.contributor.otherSchmid, Aloísio Leoni, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorRocha, Leticia de Sápt_BR
dc.date.accessioned2024-02-02T12:39:12Z
dc.date.available2024-02-02T12:39:12Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24114
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Aloísio Leoni Schmidpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil. Defesa: Curitiba, 23/04/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 96-102pt_BR
dc.descriptionArea de concentração : Ambiente Construídopt_BR
dc.description.abstractResumo: As propriedades acústicas, significantes para uma boa sala de ensaio, estão fortemente relacionadas, à percepção dos músicos e à percepção da reverberação. Nesse sentido, a discussão sobre critérios acústicos preferenciais para sala de ensaio e prática de instrumento e canto procurou, nesta pesquisa, se iniciar pelos fundamentos de propagação do som em ambientes fechados, um breve histórico da pesquisa em acústica de salas de concertos e, também, sobre a qualidade musical afetada pela acústica. Dentre esses assuntos, o tempo de reverberação foi tratado com maior profundidade. O presente trabalho procurou investigar, por meio de uma revisão da literatura e também através da opinião de professores e alunos, os critérios acústicos preferenciais de sala de ensaio e prática de instrumento. Para isso, discutiuse sobre o pressuposto de que não se conhece um consenso na literatura ou entre os professores de instrumento e canto sobre critérios preferenciais para sala de ensino de música que promovam o máximo esenvolvimento do aluno como intérprete. Um estudo exploratório foi realizado por meio de investigação da literatura especializada e também por meio de um questionário aplicado a professores e alunos de instrumento e canto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Os fatores críticos de acústica, que eventualmente não permitem uma aprendizagem de sucesso, foram identificados, analisados e tabulados, para que se pudesse obter uma análise qualitativa da opinião desses respondentes. Por meio deste instrumento de pesquisa, foi possível estabelecer tendências que indicaram direções bastante simples na obtenção da acústica mais favorável para salas de música. A revisão bibliográfica, o questionário aplicado e a análise dos resultados vêm a corroborar para a confirmação do pressuposto.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The significant acoustic properties for a good rehearsal hall are strongly related to the performer's perception and to reverberation. In that sense, the debate about the preferred acoustic criteria to performance and rehearsal rooms for voice and instrument begins with the basics of indoor sound propagation, a brief research history on concert halls acoustics, as well as the quality of the music affected by the acoustics. The reverberation time was treated with the most emphasis. This paper aims to offer an investigation, through the literature available, as well as providing the opinion of teachers and students about the preferred acoustic criteria to performance and rehearsal rooms for instrument, debating the premise that there is no consensus between the literature and voice and instrument teachers about the preferred acoustic criteria to performance and rehearsal rooms which provide the most development of the student as a performer. An exploratory study has been carried out through an investigation of the specialized literature as well as through a questionário applied to teachers and students of voice and instrument from the Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). The critical acoustic factors that occasionally hinder a successful learning process have been identified, analyzed and tabulated so that an opinion qualitative analysis of the respondents could be obtained. Through this research tool, it was possible to establish trends that indicate rather simple directions in the acquisition of a more desirable acoustics for music rooms. The literature available, the applied questionnaires and the result analysis corroborate to the assertion of the premise.pt_BR
dc.format.extent152f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEdifícios escolarespt_BR
dc.subjectEngenharia acusticapt_BR
dc.subjectMúsica - Acústica e físicapt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAcústica e educação em música : estudo qualitativo para sala de ensaio e prática de instrumento e cantopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples