Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGruginski, José Erasmo, 1944-pt_BR
dc.contributor.authorRoloff, Vera Lucia Posnik, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T16:31:18Z
dc.date.available2020-03-03T16:31:18Z
dc.date.issued1986pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/23909
dc.descriptionOrientador: José Erasmo Gruginskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia: f. 48-50pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Língua Inglesapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The teaching of highly specialized prose is often troublesome to a language teacher who is not trained in the subject-matter. To approach this pegagogical problem, it has been suggested that teachers should explore the feasibility of using a subject-matter specialist to assist them in reading this type of writing. Following that suggestion, the present study attempts to respond to a particular situation observed with the graduate students in the area of Soil Science at Universidade Federal do Parana. It examines four journal articles in the field of Soil Science in the light of (i) what the language teacher needs to know in order to understand the pieces, and (ii) what the subject-matter specialist brings to the successful reading of these materials. The results obtained reveal that relevant and valuable information can be gained and applied by the language teacher through this methodology. In addition to that, it stands as a useful means of providing the teacher with a certain confidence in the target subject-matter, a step which can result in more meaningful instruction.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino de textos te'cnicos altamente especializados e muitas vezes, problemático para o professor não versado na área técnica. Tendo em vista esta dificuldade, pesquisadores tem sugerido que o professor utilize informantes especialistas na área técnica afim de assisti-lo na compreensão destes textos. O.presente estudo se propõe a seguir esta sugestão, na tentativa de abordar uma situação vivenciada pelos mestrandos da área de Ciência do Solo na Universidade Federal do Parana'. Quatro artigos científicos na área de Ciência do Solo são estudados com base (i) no conhecimento que o professor de Inglês precisa adquirir para entender estes artigos e (ii) no tipo de informação que o informante especialista na área recorre na busca de uma compreensão bem sucedida dos artigos. Os resultados obtidos revelam que uma quantidade significativa de informação pertinente a área técnica podem ser obtidos e aplicados, se necessário, na sala de aula. Além disso, constata -se que a metodologia empregada pode funcionar para o professor como um fator estimulador de motivação e confiança em relação à área técnica - aspectos altamente desejáveis na criaçao de um ambiente de ensino positivo.pt_BR
dc.format.extent109 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnglish for specific purposes and the use of a specialist-informant : reading soil science journal articlespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples