Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoraes, Luiz Fernando Nunespt_BR
dc.contributor.otherMeucci, Simonept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-14T16:00:17Z
dc.date.available2020-02-14T16:00:17Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/23807
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Simone Meuccipt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba,25/06/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 229-239pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente Dissertação trata do levantamento dos significados do termo cidadania e dos sentidos do ensino de Sociologia nos principais documentos oficiais para a institucionalização deste ensino no Brasil e no estado do Paraná, no início de século XXI. Num primeiro momento, selecionamos algumas dissertações que, de alguma forma, analisaram os significados de cidadania e o sentido do ensino de ociologia no ensino médio. Num segundo momento, com o mesmo olhar analítico, analisamos os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 9 apresentados no XIII Congresso da Sociedade Brasileira de ociologia - SBS em 2007, o qual tratou especificamente sobre o ensino de Sociologia. Identificamos que nas dissertações e trabalhos analisados, não havia um consenso em torno da relação ensino de Sociologia e exercício da cidadania estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, em seu Artigo 36º, § 1º, inciso III. No conjunto das dissertações, artigos e trabalhos que analisamos, observamos uma tensão e conflito em torno da referida relação. Posto isso, o objetivo da pesquisa centrou-se em analisar a construção e os significados do termo cidadania e os sentidos do ensino de Sociologia na ocumentação oficial recente. Buscamos compreender, assim, as fontes dessa tensão e conflitopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present Essay discusses the survey of the meanings of the term citizenship and the senses of Sociology teaching in the main official documents for its establishment in Brazil and in the state of Parana in the beginning of the XXI century. Firstly, we selected some essays that, in a way or another, analyzed the meanings of citizenship and the senses of Sociology teaching in high school. Secondly, with the same critical view, we analyzed the works presented by Work Team 9, at the 13th Brazilian Sociology Society Conference (BSS) in 2007, which dealt specifically with Sociology teaching. We realized that there was no consensus about the relationship between Sociology teaching and the citizenship practice established by the National Education Guidelines and Framework Law (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Article 36, § 1, item III. In the assortment of essays, papers and works analyzed, we noticed a certain tension and conflict about the cited relationship. Hence, the aim of our work concentrated on the analysis of the building up and the meanings of the term citizenship and the senses of Sociology teaching in the latest official documents. Thus, we have tried to understand the sources of such tension and conflict.pt_BR
dc.format.extent239f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Sociologiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectConflito socialpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleDa sociologia cidadã a cidadania sociológica : tensões e disputas na construção dos significados de cidadania e do ensino de sociologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples