dc.contributor.author | Moraes, Luiz Fernando Nunes | pt_BR |
dc.contributor.other | Meucci, Simone | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-14T16:00:17Z | |
dc.date.available | 2020-02-14T16:00:17Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/23807 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Simone Meucci | pt_BR |
dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba,25/06/2010 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 229-239 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente Dissertação trata do levantamento dos significados do termo cidadania e dos sentidos do ensino de Sociologia nos principais documentos oficiais para a institucionalização deste ensino no Brasil e no estado do Paraná, no início de século XXI. Num primeiro momento, selecionamos algumas dissertações que, de alguma forma, analisaram os significados de cidadania e o sentido do ensino de ociologia no ensino médio. Num segundo momento, com o mesmo olhar analítico, analisamos os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 9 apresentados no XIII Congresso da Sociedade Brasileira de ociologia - SBS em 2007, o qual tratou especificamente sobre o ensino de Sociologia. Identificamos que nas dissertações e trabalhos analisados, não havia um consenso em torno da relação ensino de Sociologia e exercício da cidadania estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, em seu Artigo 36º, § 1º, inciso III. No conjunto das dissertações, artigos e trabalhos que analisamos, observamos uma tensão e conflito em torno da referida relação. Posto isso, o objetivo da pesquisa centrou-se em analisar a construção e os significados do termo cidadania e os sentidos do ensino de Sociologia na ocumentação oficial recente. Buscamos compreender, assim, as fontes dessa tensão e conflito | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present Essay discusses the survey of the meanings of the term citizenship and the senses of Sociology teaching in the main official documents for its establishment in Brazil and in the state of Parana in the beginning of the XXI century. Firstly, we selected some essays that, in a way or another, analyzed the meanings of citizenship and the senses of Sociology teaching in high school. Secondly, with the same critical view, we analyzed the works presented by Work Team 9, at the 13th Brazilian Sociology Society Conference (BSS) in 2007, which dealt specifically with Sociology teaching. We realized that there was no consensus about the relationship between Sociology teaching and the citizenship practice established by the National Education Guidelines and Framework Law (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Article 36, § 1, item III. In the assortment of essays, papers and works analyzed, we noticed a certain tension and conflict about the cited relationship. Hence, the aim of our work concentrated on the analysis of the building up and the meanings of the term citizenship and the senses of Sociology teaching in the latest official documents. Thus, we have tried to understand the sources of such tension and conflict. | pt_BR |
dc.format.extent | 239f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Conflito social | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | Da sociologia cidadã a cidadania sociológica : tensões e disputas na construção dos significados de cidadania e do ensino de sociologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |