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dc.contributor.authorSantos, Ivantuil Antunes dos
dc.contributor.otherAkel Sobrinho, Zaki, 1957-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T17:36:41Z
dc.date.available2015-11-16T17:36:41Z
dc.date.issued2009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/23429
dc.descriptionInclui apendices
dc.descriptionOrientador : Zaki Akel Sobrinho
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 31/03/2009
dc.descriptionInclui bibliografia
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizações
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar a influência das estratégias competitivas genéricas propostas por Michael Porter no desempenho empresarial. Para tanto foi realizado um estudo de multicaso, observando-se três cooperativas de crédito singulares, localizadas na região do Médio Paranapanema, Oeste do Estado de São Paulo. A base teórica empírica discorre sobre o cooperativismo, estratégia, estratégias competitivas, estratégias de marketing e desempenho empresarial. Quanto à m todologia utilizada, caracteriza-se por uma pesquisa do tipo qualitativa, exploratória, de corte transversal com base em três estudos de caso, envolvendo as Cooperativas Credicana, Crediassis e Credimota. Na coleta dos dados aplicou-se a técnica de entrevista que abordou, em um primeiro momento, questões abertas não estruturadas e em um segundo momento questões estruturadas e, por último, análise de documentos e fontes secundárias diversas. Os resultados contemplaram um estudo de caso individualizado de cada uma das três cooperativas em estudo, no intuito de identificar qual estratégia competitiva genérica (Liderança de custo, Diferenciação e Nicho) proposta por Michael Porter é utilizada por cada uma das cooperativas estudadas. A partir do estudo realizado, pode-se constatar que a Credicana e a Crediassis, aparentemente, praticam estratégia competitiva genérica Nicho, sendo que a Credicana possivelmente tem resultados positivos e a Crediassis tem resultados parcialmente positivos. Diante disso verificaram-se resultados diferentes, nesses dois casos em particular, criando a hipótese que a estratégia competitiva genérica Nicho não influencia diretamente no desempenho, sendo condicionadas a outros elementos e ações praticados pela administração. A Credimota aparentemente utiliza a estratégia competitiva genérica de Diferenciação, levantando-se a hipótese, nesse caso isolado, de que a estratégia copetitiva genérica adota a influencia com resultados possivelmente positivos no desempenho dessa cooperativa em particular.
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this research is the study of the influence of the generic competitive strategies proposed by Michael Porter on business performance. In this way, a multicase study was accomplished, aving as the subject three singular credit cooperatives, located in the Middle lands of Paranapanema Valley, in the West of the State of São Paulo. The empiric theoretical basis talks about the co-op activity, strategy, competitive strategies, marketing strategies and business performance. The methodo ogy applied on this study is characterized by a qualitative, exploratory research with transverse cut considering three different studies of cases, involving the following co-ops: Credicana, Crediassis and Credimota. To collect the data, it was applied the interview technique which was carried out through free structured questions at first and, then, in a second moment, structured questions and, finally, the analysis of documents and several secondary sources. The results contemplated a study of individualized case of each one of the three co-ops, intending to identify which generic competitive strategy (Cost Leadership, Differentiation and Niche) proposed by Michael Porter is performed by each one of these co-ops. Starting from the accomplished study, it can be said that Credicana and Crediassis seemingly practice strategy generic competitive Niche, and Credicana possibly has positive results and Crediassis possibly positive results partly. Therefore, it was verified different results, in those two cases in matter, creating the hypothesis that the generic competitive Niche strategy has not direct influence on their performance, being conditioned the other elements and actions practiced by the management. Credimota seemingly uses the generic competitive strategy of Differentiation, rising up the hypothesis, in that isolated case, that the generic competitive strategy has possibly influenced its performance in getting positive results. .
dc.format.extent132f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectCooperativismo
dc.subjectCooperativas de credito - Estudo de casos
dc.subjectPlanejamento estrategico
dc.subjectCooperativas - Desempenho
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.4
dc.titleEstratégias competitivas das cooperativas de crédito e sua influencia no desempenho : um estudo de multicaso
dc.typeDissertação


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