Simplification strategies in learners of English as foreign language
Resumo
Resumo: A presente pesquisa trata de três tipos de erros de simplificação encontrados em testes escritos feitos por estudantes de inglês como língua estrangeira. Estes erros são: a ausência de inflecções indicando o presente e o passado simples e a omissão de inversão em perguntas. Observamos que estes erros ocorrem com uma frequência muito maior em testes envolvendo a comunicação de significado tais como composições e traduções, do que em testes relacionados com a parte mecânica da língua, tais como testes de transformação e identificação de erros. Esta diferença foi observada em cada aluno individualmente. Assim sendo nós nos propusemos a analisar os conceitos de competência e desempenho a fim de determinar até que ponto essas variações individuais são levadas em conta. Analisamos conceitos de sistemas aproximativos e de interlíngua e os processos que constituem a base para o aprendizado de uma língua estrangeira. Para tanto, limitamos o campo desta pesquisa para o fenômeno da simplificação e demos exemplos de pidgin English. Examinamos os conceitos de erros, seus vários tipos e fontes e explicamos as várias causas dos erros tratados nesta pesquisa. Concluímos que existe um processo de aprendizagem de línguas comum a todos os três: a estratégia de comunicação no segundo idioma. Constatamos que quando o aluno está estudando a língua estrangeira apenas com o propósito de se comunicar, no momento em que julga ter atingido seu objetivo, esta estratégia faz com que sua motivação em dominar as regras gramaticais do idioma estrangeiro decaia. É este processo que explica a maior freqüência dos três tipos de erros de simplificação em testes escritos onde a atenção do aluno está mais voltada para o conteúdo do que para a forma. Concluímos que, mesmo tendo encontrado a origem destes erros e explicações para a diferença de freqüência de erros no próprio indivíduo, não encontramos um modelo que trate destas variações individuais de desempenho de tal modo a solucionar o problema de avaliação encontrado pelo professor de língua estrangeira. Abstract: This research is concerned with three types of simplification errors which occurred in written tests performed by learners of English as a foreign language: the omission of simple present and past tense inflections and the absence of inversion in questions. We have observed that these errors occur with much higher frequency in tests involving communication of meaning, i.e., compositions and translations, than in those just involving form (the mechanics of the language); i.e., transformation and error identification tests, this difference observed within individual learners. On account of this we proposed to analyse concepts of competence and performance in order to determine the extent to which these individual variabilities in performance are accounted for. We examined the concepts of approximative systems and interlanguage and the processes which underlie foreign language learning. From these we narrowed the field of our studies to the phenomenon of simplification, and gave examples of pidginized English. We examined the concepts of error, its various types and sources, and went on to explain the various sources of the three types of simplification errors relevant to this research. We have found that there is a process of language learning underlining all three of them: the strategy of second language communication. If the learner is studying the language for communicative purposes only, the moment he feels his goal (communication) is achieved, this strategy makes his motivation to master the target language rules decrease. It is this strategy that explains the higher frequency of the three types of simplification errors in written activities where the learner's attention is shifted to content rather than on form. However, even though we have found the sources of these errors and explanations for the difference in their frequency among individual learners, we were not able to encounter a model which related individual performance variations in such a way as to solve the teacher's problem with evaluation.
Collections
- Teses & Dissertações [9265]